Sempre que temos uma noite agitada, perdemos uma noite de sono ou vamos a uma festa e chegamos tarde, ao acordar no outro dia de manhã, pode ser observado manchas escuras sob os olhos “as tão temidas olheiras”.
As olheiras podem ser causadas por fatores genéticos, envelhecimento, choro prolongado, estresse, pele seca, passar muito tempo na frente de uma tela de computador ou não dormir o suficiente.
A maneira mais efetiva de identificar a causa das olheiras, é levantar suavemente a pele debaixo dos olhos. Se os círculos escuros ficarem mais escuros, eles são provavelmente devido à genética ou ao envelhecimento. Se a cor não mudar, a causa a causa pode ser alergias, exposição ao sol, má alimentação ou falta de sono.
Genética. A genética pode tornar as olheiras mais pronunciadas. Se pessoa tiver pele clara, a circulação mais lenta, muitas vezes por falta de sono, faz com que os capilares sob os olhos se se rompam e vazem. As olheiras então surgem devido à congestão causada pelos vasos capilares rompidos ao redor dos olhos. Outro fator determinante, também é o aumento na produção de melanina.
Uma boa opção para disfarçar estas indesejáveis manchas, se for de causa genética é aplicação de corretivo no local, ou compressas de chá refrigerado antes de aplicar a maquiagem ou após lavar o rosto. Caso opte pelo corretivo, escolha um que seja leve e cremoso, á fim de não penetrar nas linhas finas ao redor dos olhos. Alguns maquiadores, recomendam corretivos de cor amarelada, eles auxiliam no clareamento do tom escuro das olheiras.
Envelhecimento: Com o passar dos anos, a pele fica mais fina e seca e sofre perda de colágeno e elastina, isso faz com que as veias apareçam mais proeminentes através da pele. O bronzeamento, pode acelerar o processo de quebra de colágeno. Para evitar este fato, invista em um bom protetor solar objetivando poupar o colágeno além de evitar manchas na pele.
Alergias sazonais: As alergias desencadeiam a liberação de histaminas, que fazem com que os vasos sanguíneos dilatem-se devido à inflamação. Para tratar olheiras decorrentes de alergias, recomenda-se o uso de bolsa de gelo ou compressas de chá resfriado sobre os olhos por cerca de 20 minutos pela manhã. As olheiras decorrentes das alergias, também podem ocorrer devido a congestão nasal. Se o nariz estiver congestionado, a o edema avança em torno dos olhos e resulta em manchas escuras. Neste caso, recomenda-se uso de spray nasal a base de soro fisiológico, ou inalação simples para descongestionar os seios nasais.
Perder noites de sono e dieta: Não dormir o suficiente é uma causa comum de olheiras. Quando não dormimos o suficiente, a pele fica pálida, o que torna os vasos sanguíneos mais visíveis. A falta de circulação por não dormir direito, causa as manchas escuras sob a pele. Especialistas afirmam que consumir muita cafeína ou refrigerante, pode induzir piorar a aspecto das olheiras. O cansaço artificial pode estimular hormônios que auxiliam na formação destas manchas escuras.