Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Restrição calórica previne envelhecimento cerebral

Combinado com restrição calórica, uma dieta com baixo teor de gordura pode proteger o cérebro do envelhecimento e contra a inflamação relacionada à ativação da microglia, de acordo com um novo estudo realizado em cobaias.

Combinado com restrição calórica, uma dieta com baixo teor de gordura pode proteger o cérebro do envelhecimento e contra a inflamação relacionada à ativação da microglia, de acordo com um novo estudo realizado em cobaias.

A microglia é um tipo de célula imune possuem elevado poder fagocitário e atuam na defesa do sistema nervoso.

O estudo – que liderado pelo Centro Médico Universitário Groningen (UMCG) nos Países Baixos e publicado  na revista Frontiers in Molecular Neuroscience – descobriu que o exercício foi menos eficaz do que restringir a ingestão de calorias na prevenção da ativação inflamatória da microglia provocada pelo envelhecimento .

Descritas como células imunes residentes do Sistema Nervoso Central, a microglia supervisiona muitos processos que sustentam o  desenvolvimento e função deste sistema.

Os pesquisadores descobriram que a microglia desempenha papel essencial no desenvolvimento de neurônios, células nervosas, bem como na transmissão de sinais entre neurônios.

Sabe-se que a microglia monitora os tecidos funcionais do cérebro e o restante do SNC e reage a mudanças sutis aos seus microambientes.

Além disso, estudos demostraram que a microglia desempenha um papel fundamental em certas doenças do SNC.

Por exemplo, sugeriu-se que, através da interação com agentes pró e antiinflamatórios, a microglia ajuda a manter o equilíbrio entre a sobrevivência neuronal e a morte na esclerose lateral amiotrófica, que é uma doença grave que afeta os neurônios motores.

Pois a medida que envelhecemos, algumas regiões do cérebro ficam inflamadas por causa da atividade da microglia. Mas o que não está claro é como esse processo responde à dieta e ao estilo de vida.

A Obesidade e envelhecimento, de acordo com o responsável pelo estudo Bart J. Eggen, professor de neuroimunologia molecular na UMCG, são prevalentes e crescentes em sociedades em todo o mundo, mas as consequências para o sistema nervoso central não são bem compreendidas ainda.

Para o estudo, o Prof. Eggen e colaboradores examinaram o efeito de dietas ricas em gordura e baixo teor de gordura em marcadores de inflamação e atividade de microglia no hipotálamo de camundongos com idade média de 6 meses. A esta idade, os camundongos já são considerados adultos.

Os pesquisadores investigaram o impacto das dietas ricas em gordura e baixo teor de gordura na microglia de dois grupos de ratos idosos com idades média de 2 anos de idade.

Um grupo de ratos foi acompanhado sob um regime de exercício vitalício (eles poderiam usar uma roda de exercícios voluntariamente), enquanto o outro em regime de restrição calórica de 40% longo da vida e do estudo, mas sem exercício.

Os achados revelaram que apenas uma dieta com baixo teor de gordura combinada com restrição calórica impediu a inflamação causada por microglia provocada pelo envelhecimento.

Os pesquisadores também descobriram que o exercício foi muito menos efetivo na prevenção dessas mudanças relacionadas ao envelhecimento do que a restrição calórica.

Isso contrasta com os achados de outros grupos que sugerem que o exercício pode reduzir o risco de desenvolver outras doenças.

Os autores do estudo apontam que ainda há muitas questões a serem respondidas antes de entendermos o que essas descobertas significam.

Tome-se por exemplo, o fato de que os ratos apenas alimentavam-se com um tipo de dieta para toda a vida. Isso significa que as descobertas não podem abordar questões sobre mudanças na dieta.

São necessários mais trabalhos para determinar até que ponto essas mudanças estão relacionadas a mudanças no desempenho cognitivo.

No entanto os pesquisadores concluem, que esses dados mostram que, em camundongos, o conteúdo de gordura de uma dieta é um parâmetro importante em termos dos efeitos prejudiciais do envelhecimento no cérebro, bem como da ingestão calórica.

Somente quando o conteúdo de gordura e a ingestão calórica são limitados, as mudanças induzidas pelo envelhecimento na microglia podem ser prevenidas de acordo com este estudo.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/321181.php

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background vector created by Iconicbestiary – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros