Durante o inverno é comum que algumas pessoas apresentem rachaduras na pele, isso ocorre devido ao tempo seco e isso pode levar também a secura nas mãos, lábios e pés.
Em alguns casos a rachadura na pele ocorre devido a um distúrbio na pele, como eczema e psoríase ou porque a pele entrou em contato com uma substância irritante.
A pele rachada também pode ser um sintoma de uma doença como a Diabetes.
As fissuras ou cortes que da pele rachada geralmente ocorrem quando a pele está seca ou irritada e isso pode vir acompanhado de coceira e sangramento.
Rachaduras na pele podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas é especialmente visível em áreas expostas, como nas mãos e pés.
Causas
Tempo seco
Em temperaturas rigorosas do inverno e o vento podem irritar a pele. Quando a umidade do ar cai, a pele pode ficar seca e começar a rachar.
Em clima frio ou seco, também podem ocorrer lábios secos e rachados. Lamber, morder e umidificar com a saliva pode piorar os lábios rachados.
Dermatite de contato
É uma erupção cutânea com prurido que ocorre quando entramos em contato com uma substância específica que possa causar alergia ou porque a substância é tóxica ou irritante.
Eczema
Portadores de eczema, ou dermatite atópica apresentam pele seca e com coceira. A pele pode parecer vermelha e inflamada. Muitas vezes, coçar vai piorar a erupção cutânea.
O eczema ocorre quando a barreira da pele permite que muita umidade escape. A falta de umidade leva à secura e, às vezes, à pele rachada. Nem sempre é claro o que causa o eczema, mas pode ocorrer em famílias.
Psoríase
É uma doença autoimune que afeta a pele. Portadores de psoríase têm manchas de pele extremamente seca, geralmente no couro cabeludo, tronco e ao redor das articulações. No entanto, as manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Algumas pessoas com psoríase também sentem dor.
Pé de atleta
Pé de atleta, ou tinea pedis, é uma infecção dos pés causada por micose. Micose é um tipo de fungo. Os sintomas do pé de atleta incluem:
- Coceira
- Rachadura entre os dedos
- Descamação na pele
Indivíduos com maior probabilidade de pegar o pé de atleta passam muito tempo na água, suam muito ou usam sapatos que não permitem a respiração da pele.
Neuropatia diabética
Portadores de diabetes podem desenvolver problemas com os pés. Isso inclui a pele seca ou rachada.
Devido a alterações no sistema nervoso, as pessoas com diabetes têm pés que suam menos. Embora muita umidade seja um fator de risco para o pé de atleta, pouca umidade pode deixar a pele seca, causando fissuras.
Como algumas pessoas não conseguem ver as solas dos pés, precisam contar com um parceiro ou seu médico para examiná-las. A pele rachada nos pés pode passar despercebida até que a pessoa desenvolva uma infecção ou uma úlcera dolorosa na pele.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa e localização da rachadura na pele.
Para rachaduras que ocorrem em clima frio ou como resultado de lavagens frequentes das mãos, recomenda-se manter a pele hidratada. Isso pode ser feito aplicando creme hidratante para as mãos, sem perfume ou corante imediatamente após lavar as mãos.
Ao escolher um hidratante para a pele rachada, os mais indicados devem ter os seguintes componentes em sua fórmula:
- óleo de jojoba
- manteiga de karité
- ácido lático
- uréia
- ácido hialurônico
- glicerina
- lanolina
- óleo mineral
O uso frequente de álcool em gel pode causar ressecamento da pele, dermatologistas recomendam a aplicação do hidratante após o uso.
Cuidados com a pele
Para evitar que a pele rachada e seca piore, devemos evitar de lavar as mãos com água quente. Banhos quentes podem piorar a pele seca ou rachada. Recomenda-se para evitar, os seguintes cuidados:
- Use água morna em vez de água quente ao tomar banho;
- Feche a porta do banheiro para trancar a umidade
- Limite o tempo no chuveiro a no máximo 10 minutos
- Seque a pele tocando com a toalha e não esfregando
- Aplique hidratante imediatamente após o banho.
Os protetores labiais também podem ajudar a manter os lábios hidratados.
Procure usar tecidos lisos e respiráveis, como algodão ou seda, e evitar materiais texturizados, como lã.
O uso de detergentes para a roupa hipoalergênicos pode ajudar a reduzir a irritação.
Pessoas com pele rachada são mais propensas a infecções porque a barreira da pele está rompida.
Bactérias e outros germes podem entrar na pele e causar uma infecção.
Fonte:
DE FREITAS, Leticia Delfino Oliveira; WALDMAN, Beatriz Ferreira. O processo de envelhecimento da pele do idoso: diagnósticos e intervenções de enfermagem. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 16, n. esp, 2011.
FORTES, Tais Masotti Lorenzetti; SUFFREDINI, Ivana Barbosa. Avaliação de pele em idoso: revisão da literatura. J Health Sci Inst, v. 32, n. 1, p. 94-101, 2014.
HARDING, C. R. et al. Dry skin, moisturization and corneodesmolysis. International journal of cosmetic science, v. 22, n. 1, p. 21-52, 2000.
LODÉN, Marie. Role of topical emollients and moisturizers in the treatment of dry skin barrier disorders. American journal of clinical dermatology, v. 4, n. 11, p. 771-788, 2003.
WHITE-CHU, E. Foy; REDDY, Madhuri. Dry skin in the elderly: complexities of a common problem. Clinics in dermatology, v. 29, n. 1, p. 37-42, 2011.
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman”>Woman photo created by jcomp – www.freepik.com</a>