O colágeno é uma proteína estrutural muito abundante no nosso corpo, que contém moléculas compactadas que fornecem estrutura a vários tecidos do corpo. Exemplos de tais tecidos incluem pele, osso, tendões e ligamentos.

À medida que envelhecemos, nosso corpo produz menos colágeno.  Isso pode levar a problemas como rugas, flacidez da pele e articulações rígidas.

Alguns alimentos, contêm proteínas e nutrientes que o corpo precisa para produzir colágeno. Essas proteínas e nutrientes também estão disponíveis como suplementos de colágeno.

O colágeno está presente em um terço da proteína total do nosso corpo e forma fibras conectivas, que dão estrutura e suporte a vários tecidos e órgãos como a pele,  vasos sanguíneos, ossos e dentes, ligamentos e cartilagem e órgãos internos.

Colágeno e elastina são importantes componentes estruturais da pele. Eles ajudam a manter a suavidade e elasticidade da pele. Entretanto à medida que envelhecemos, essas proteínas diminuem. Esta é uma das razões pelas quais a nossa pele fique mais frouxa e comece a enrugar.

Tipos de colágeno

Existem tipos diferentes de colágeno, os tipos mais comuns no corpo são:

  • ⇒Tipo I:forma os tecidos conjuntivos da pele, ossos, dentes, tendões e ligamentos.
  • ⇒Tipo II:presente na cartilagem.
  • ⇒Tipo III: É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável. Confere força e forma aos órgãos.
  • ⇒Tipo IV:É formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.
  • Alimentos ricos em colágeno

Alguns alimentos contêm proteínas chamadas aminoácidos,  que o corpo pode usar para produzir ou sintetizar colágeno. Exemplos incluem:

– Caldo de osso

– Carne animal

– Peixes

– Laticínios

– Ovos

Alguns aminoácidos essenciais que são importantes para a síntese de colágeno incluem:

  • ⇒ glicina
  • ⇒ prolina
  • ⇒ lisina
  • ⇒ leucina

Certas vitaminas e minerais também ajudam na síntese de colágeno.

A tabela abaixo lista os diferentes micronutrientes que ajudam na síntese de colágeno, juntamente com as fontes alimentares associadas.

Micro nutriente Fontes de alimentos
Vitamina C frutas e sucos cítricos
morangos

groselhas
pimentas vermelhas e verdes,

brócolis, couve de Bruxelas e batata

Zinco carne
marisco
laticínios
cereais
pão
Manganês nozes de chá
verde legumes
cereais
pão
Cobre  frutos do
mar

Alimentos a evitar

Para manter os níveis de colágeno, as pessoas devem limitar ou evitar alimentos que contenham excesso de açúcar.

O açúcar pode se ligar às fibras de colágeno e produzir compostos chamados produtos finais de glicação avançada (AGEs). Estes compostos podem danificar o corpo.

O colágeno é uma proteína essencial que fornece estrutura a vários tecidos do corpo. Com o envelhecimento o corpo produz menos colágeno. Esse declínio nos níveis de colágeno pode afetar adversamente a pele, as articulações e os tecidos conjuntivos.

Certos alimentos contêm nutrientes necessários para a produção de colágeno. Consumir esses alimentos pode ajudar a aumentar os níveis de colágeno no organismo.

Suplementos podem ser outra maneira conveniente de aumentar a produção de colágeno. No entanto, as pessoas não devem tomar suplementos como substitutos de uma dieta variada e saudável.

Uma dieta saudável provavelmente confere inúmeros benefícios à saúde, além de aumentar a produção de colágeno.

Fonte:

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.

FRANZEN, Jaqueline Maisa; DOS SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro; ZANCANARO, Vilmair. Colágeno: uma abordagem para a estética. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 2, n. 2, p. 49-61, 2013.

MORAES, Marisa Correa de et al. Produção de hidrolisados de colágeno visando diferentes aplicações tecnológicas. 2012.

GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. Colágeno E Os Benefícios Para Pele. Mostra Científica da Farmácia, v. 3, n. 1, 2017.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman”>Woman photo created by drobotdean – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *