Durante o inverno é comum que algumas pessoas apresentem rachaduras na pele, isso ocorre devido ao tempo seco e isso pode levar também a secura nas mãos, lábios e pés.

Em alguns casos a rachadura na pele ocorre devido a um distúrbio na pele, como eczema e psoríase ou porque a pele entrou em contato com uma substância irritante.

A pele rachada também pode ser um sintoma de uma doença como a Diabetes.

As fissuras ou cortes que da pele rachada geralmente ocorrem quando a pele está seca ou irritada e isso pode vir acompanhado de coceira e sangramento.

Rachaduras na pele podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas é especialmente visível em áreas expostas, como nas mãos e pés.

Causas

Tempo seco

Em temperaturas rigorosas do inverno e o vento podem irritar a pele. Quando a umidade do ar cai, a pele pode ficar seca e começar a rachar.

Em clima frio ou seco, também podem ocorrer lábios secos e rachados. Lamber, morder e umidificar com a saliva pode piorar os lábios rachados.

Dermatite de contato

É uma erupção cutânea com prurido que ocorre quando  entramos  em contato com uma substância específica que possa causar alergia ou porque a substância é tóxica ou irritante.

Eczema

Portadores de eczema, ou dermatite atópica apresentam pele seca e com coceira. A pele pode parecer vermelha e inflamada. Muitas vezes, coçar vai piorar a erupção cutânea.

O eczema ocorre quando a barreira da pele permite que muita umidade escape. A falta de umidade leva à secura e, às vezes, à pele rachada. Nem sempre é claro o que causa o eczema, mas pode ocorrer em famílias.

Psoríase

É uma doença autoimune que afeta a pele. Portadores de psoríase têm manchas de pele extremamente seca, geralmente no couro cabeludo, tronco e ao redor das articulações. No entanto, as manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Algumas pessoas com psoríase também sentem dor.

Pé de atleta

Pé de atleta, ou  tinea pedis, é uma infecção dos pés causada por micose.  Micose é um tipo de fungo. Os sintomas do pé de atleta incluem:

  • Coceira
  • Rachadura entre os dedos
  • Descamação na pele

Indivíduos com maior probabilidade de pegar o pé de atleta passam muito tempo na água, suam muito ou usam sapatos que não permitem a respiração da pele.

Neuropatia diabética

Portadores de diabetes podem desenvolver problemas com os pés. Isso inclui a pele seca ou rachada.

Devido a alterações no sistema nervoso, as pessoas com diabetes têm pés que suam menos. Embora muita umidade seja um fator de risco para o pé de atleta, pouca umidade pode deixar a pele seca, causando fissuras.

Como algumas pessoas não conseguem ver as solas dos pés, precisam contar com um parceiro ou seu médico para examiná-las. A pele rachada nos pés pode passar despercebida até que a pessoa desenvolva uma infecção ou uma úlcera dolorosa na pele.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa e localização da rachadura na pele.

Para rachaduras que ocorrem em clima frio ou como resultado de lavagens frequentes das mãos, recomenda-se manter a pele hidratada. Isso pode ser feito aplicando creme hidratante para as mãos, sem perfume ou corante imediatamente após lavar as mãos.

Ao escolher um hidratante para a pele rachada, os mais indicados devem ter os seguintes componentes em sua fórmula:

  • óleo de jojoba
  • manteiga de karité
  • ácido lático
  • uréia
  • ácido hialurônico
  • glicerina
  • lanolina
  • óleo mineral

O uso frequente de álcool em gel pode causar ressecamento da pele, dermatologistas recomendam a aplicação do hidratante após o uso.

Cuidados com a pele

Para evitar que a pele rachada e seca piore, devemos evitar de lavar  as mãos com água quente. Banhos quentes podem piorar a pele seca ou rachada. Recomenda-se para evitar, os seguintes cuidados:

  • Use água morna em vez de água quente ao tomar banho;
  • Feche a porta do banheiro para trancar a umidade
  • Limite o tempo no chuveiro a no máximo 10 minutos
  • Seque a pele tocando com a toalha e não esfregando
  • Aplique hidratante imediatamente após o banho.

Os protetores labiais também podem ajudar a manter os lábios hidratados.

Procure usar tecidos lisos e respiráveis, como algodão ou seda, e evitar materiais texturizados, como lã.

O uso de detergentes para a roupa hipoalergênicos pode ajudar a reduzir a irritação.

Pessoas com pele rachada são mais propensas a infecções porque a barreira da pele está rompida.

Bactérias e outros germes podem entrar na pele e causar uma infecção.

Fonte:

DE FREITAS, Leticia Delfino Oliveira; WALDMAN, Beatriz Ferreira. O processo de envelhecimento da pele do idoso: diagnósticos e intervenções de enfermagem. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 16, n. esp, 2011.

FORTES, Tais Masotti Lorenzetti; SUFFREDINI, Ivana Barbosa. Avaliação de pele em idoso: revisão da literatura. J Health Sci Inst, v. 32, n. 1, p. 94-101, 2014.

HARDING, C. R. et al. Dry skin, moisturization and corneodesmolysis. International journal of cosmetic science, v. 22, n. 1, p. 21-52, 2000.

LODÉN, Marie. Role of topical emollients and moisturizers in the treatment of dry skin barrier disorders. American journal of clinical dermatology, v. 4, n. 11, p. 771-788, 2003.

WHITE-CHU, E. Foy; REDDY, Madhuri. Dry skin in the elderly: complexities of a common problem. Clinics in dermatology, v. 29, n. 1, p. 37-42, 2011.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman”>Woman photo created by jcomp – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *