A gonorreia é Infecção Sexualmente Transmissível, transmitida pela bactéria Neisseria gonorrhoea e que  afeta homens e mulheres. Pode trazer danos a saúde, causando infertilidade em homens e mulheres, se não for tratada. Na maioria das vezes causa infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.

Formas de contágio

A gonorreia é quase sempre transmitida pelo contato sexual. Após um episódio de intercurso sexual vaginal sem preservativo, a chance de transmissão de uma mulher infectada para um homem é de cerca de 20%. A chance de transmissão de um homem infectado para uma mulher pode ser maior.

Sinais e Sintomas de gonorreia

  • Ardor durante a micção
  • Corrimento vaginal ou uretral
  • Dor pélvica em mulheres
  • Os homens podem sentir inchaço dos testículos e secreção leitosa no pênis

Em alguns casos, os sintomas são leves e a condição pode ser confundida com  infecção do trato urinário ou ITU.

Caso ocorra sexo anal com uma pessoa infectada pode resultar em gonorreia retal. Em geral, esta infecção não causa sintomas, mas pode tornar a evacuação dolorosa. Outros sintomas incluem constipação, prurido (coceira), sangramento e secreção retal. A área que rodeia o ânus fica avermelhada e em carne viva, enquanto as fezes se cobrem de muco e pus. Ao exame retal é possível distinguir muco e pus na parede do reto.

O sexo oral com uma pessoa infectada pode resultar em gonorreia na garganta (faringite gonocócica). Em geral, essas infecções não causam sintomas, mas a garganta pode doer.

Se os fluidos infectados entrarem em contato com os olhos, pode ocorrer uma conjuntivite gonocócica, que causa inchaço das pálpebras e uma secreção de pus dos olhos. Nos adultos, muitas vezes afeta um só olho. Os recém-nascidos podem ter a infecção nos dois olhos. Se a infecção não receber tratamento pode causar cegueira.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *