Ao ingerir uma pequena quantidade de álcool, podemos começar a sentir seus efeitos imediatamente. Mas pode demorar várias horas para que o organismo metabolize (processe) completamente a bebida.

Mesmo após ser absorvido o álcool ainda pode afetar a forma como pensamos e nos sentimos. Alguns dos subprodutos, o corpo cria quando processa o álcool e podem permanecer no organismo por horas ou até dias.

O metabolismo do álcool é o processo pelo qual o corpo decompõe e se livra do álcool.

Quando ingerimos álcool, ele é absorvido nos tecidos do estômago e do intestino. A partir daí, o álcool inunda a corrente sanguínea.

Em indivíduos saudáveis, o sangue circula por todo o corpo em apenas 90 segundos. O sangue circula através do cérebro, pulmões outros tecidos. É por isso que sentimos o efeito do álcool quase imediatamente após beber – pois percorre todo o corpo em minutos. Os efeitos continuam a aumentar por 15 a 45 minutos.

Se bebermos com frequência, a maior parte do álcool que o corpo absorve fica armazenado no fígado, onde as enzimas hepáticas dividem o álcool em subprodutos. Um dos subprodutos, o acetaldeído, que é altamente tóxico.

Efeitos do álcool no organismo:

→ Má coordenação motora, perda de memória e confusão mental, sonolência, ressaca, entre outros.

Geralmente, o corpo transforma rapidamente acetaldeído em acetato, o que é inofensivo. O acetato e outros subprodutos do álcool passam rapidamente para os rins e depois para a urina onde é eliminado.

Mas se bebermos mais rápido do que o fígado consegue decompor o álcool, o nível de álcool no sangue continuará subindo. Além disso, o fígado lutará para transformar acetaldeído tóxico em acetato inofensivo provocando a sensação de estar alcoolizado mais tempo.

Quanto tempo duram os efeitos do álcool?

Isso depende da rapidez e eficiência com que corpo decompõe e elimina o álcool do corpo.

Esses processos dependem de muitos fatores diferentes, incluindo:

  • Peso corporal
  • Sexo
  • Idade
  • Quanto álcool foi consumido
  • O tipo de bebida alcoólica foi ingerida
  • A saúde do fígado

Também importa se a ingestão de álcool foi acompanhada de alimentos. O alimento absorve o álcool e retarda sua absorção. Isso pode reduzir os efeitos. Também pode alterar a quantidade de tempo que o álcool permanece no sangue, que pode variar de 6 a 14 horas, dependendo de quanto se bebeu.

Quando é seguro dirigir depois de beber?

Isso depende de quanto ingerimos de bebida alcoólica. Também depende de alguns desses outros fatores, como peso e quanto comemos.

Os níveis de álcool no sangue em pessoas do sexo masculino geralmente retornam a zero cerca de uma hora depois de ingerir uma dose de bebida padrão.  Para as mulheres, esse processo pode demorar um pouco mais. Uma bebida padrão é:

  • 350 ml de cerveja 5% de ABV (concentração de álcool)
  • 147 ml de vinho 12% de ABV
  • 44 ml de licor 40% de ABV

Caso tenhamos consumido muita bebida alcoólica, o álcool pode permanecer no sangue por 14 horas ou mais.

Então, para não se arriscar vale a velha dica “ Se beber não dirija”.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/man”>Man photo created by pressfoto – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *