Nos estágios iniciais, o herpes zoster pode produzir uma ampla gama de sinais e sintomas. Estes variam de irritação cutânea muito moderada, dor e febre, entre outros.
O vírus varicela zoster, causador da varicela, também causa herpes zoster. O vírus vive no corpo em indivíduos que já tiveram varicela. Se o vírus for reativado, causa herpes. A zona geralmente se apresenta como uma erupção cutânea dolorosa e em queimação que tende a afetar uma área de apenas um lado do corpo.
Sinais e sintomas iniciais
Os surtos de herpes zoster geralmente duram de 3 à 5 semanas. Nos primeiros dias, o portador pode não apresentar erupção na pele. Em vez disso, os primeiros sintomas podem se apresentar como:
- Queimação ou dor em um lado do corpo, geralmente em uma pequena área;
- Sensações incomuns, como dormência, formigamento ou dor aguda, em uma área específica da pele de um lado do corpo;
- Sensação de indisposição geral ou com menos energia do que o normal;
- Dor de cabeça;
- Febre
- Distúrbios estomacais, como náuseas, vômitos e diarreia.
Para a maioria dos indivíduos, uma erupção vermelha aparece de 1 à 5 dias após o início da queimação e formigamento na pele. Poucos dias depois, a erupção se transforma em pequenas bolhas cheias de líquido. Cerca de 7 a 10 dias após a formação das bolhas, o fluido interno seca e causa bolhas com crostas. As crostas geralmente desaparecem em algumas semanas.
CAUSAS
Embora qualquer pessoa possa ter herpes zoster, certos fatores aumentam o risco. Esses fatores incluem:
- Idade: O risco de herpes zoster e complicações relacionadas aumenta significativamente em indivíduos acima de 50 anos;
- Sistema imunológico enfraquecido: Portadores de HIV, AIDS, diabetes e câncer bem como os que utilizam medicamentos que suprimem o sistema imunológico desenvolvem herpes com mais frequência do que outras pessoas.
- Perda de peso recente: Um estudo associou a perda de peso recente a surtos de herpes zoster, mas não identificou o motivo dessa relação.
- Histórico de herpes zoster: Pessoas com histórico anterior de herpes zoster têm maior probabilidade de ter um surto. Uma história familiar de herpes zoster também aumenta o risco.
- Estresse: Indivíduos com estresse emocional intenso podem ser mais vulneráveis ao herpes, talvez porque o estresse enfraqueça o sistema imunológico. A privação do sono também é um fator de risco.