Uma revisão analisando os resultados de 22 ensaios clínicos randomizados descobriu que a prática de Yoga pode melhorar diversos aspectos da saúde física e mental entre os idosos.
Yoga é uma prática que envolve mente-corpo que se originou na tradição hindu que vem crescendo em popularidade em todo o mundo como uma prática alternativa de bem-estar.
Estatísticas demonstraram que, em 2015, somente nos Estados Unidos, 36,7 milhões de pessoas praticaram Yoga e, até 2020, as estimativas sugerem que esse número terá aumentado para mais de 55 milhões de pessoas.
As pessoas que praticam ioga muitas vezes compartilham experiencias sobre seu efeito benéfico em sua saúde mental e física. Intrigados com esses relatos, cientistas decidiram verificar se os benefícios são reais.
Alguns estudos descobriram que diferentes práticas de Yoga são capazes de melhorar a sensação geral de bem-estar, bem como vários aspectos da saúde.
Por exemplo, uma série de estudos de 2017 sugeriu indivíduos que participaram de um programa de Yoga tem menor risco de apresentar ansiedade e depressão.
Um estudo de 2016 descobriu que a prática de Yoga estava relacionada a um risco menor de comprometimento cognitivo em idosos, e pesquisas realizadas no início de 2019 referem que a prática de Yoga controlou os sintomas de artrite reumatoide.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, realizaram uma revisão, analisando os achados de 22 ensaios clínicos randomizados por conglomerados que avaliaram os benefícios da prática de yoga para idosos ativos.
Os testes consideraram os efeitos de variados programas de yoga – com duração do programa entre 1 e 7 meses e duração de sessões individuais entre 30 e 90 minutos – tanto no bem-estar mental quanto no físico.
O estudo publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity , os pesquisadores utilizaram análises estatísticas para avaliar as descobertas combinadas dos 22 estudos. Eles compararam os benefícios associados ao Yoga com os de outras atividades físicas leves, como caminhar e fazer ginástica aeróbica.
A equipe descobriu que entre pessoas com idade média de 60 anos ou mais, a prática de Yoga – em comparação com a não prática de atividade física – ajudou a melhorar o equilíbrio físico, a flexibilidade dos movimentos e a força dos membros. Também reduziu a depressão, melhorou a qualidade do sono e aumentou a vitalidade.
Além disso, os pesquisadores notaram que idosos que praticavam Yoga perceberam a saúde física e mental como satisfatória.
Quando comparada a outras atividades físicas leves, como caminhar, a Yoga pareceu melhorar de forma mais efetiva a força e flexibilidade dos membros inferiores de idosos e reduziu os sintomas de depressão.
A prática de Yoga pode ser uma forma fácil, adaptável e atraente de fazer atividade física, que pode ser benéfico para a saúde e participar de um programa de Yoga pode ser uma boa opção para idosos que querem ficar em forma – física e mentalmente.
Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/categories/seniors