ESTE ARTIGO É UMA PARTE DA SÉRIE “ALTERAÇÕES NO CORPO PROVOCADAS PELO AMADURECIMENTO”
A maioria das mudanças que ocorrem na audição, provavelmente, deve-se tanto à exposição ao ruído quanto ao amadurecimento.
A exposição ao ruído alto ao longo do tempo danifica a capacidade de ouvir. No entanto, algumas mudanças na audição ocorrem à medida que as pessoas amadurecem, independentemente da sua exposição ao ruído alto.
À medida que as pessoas amadurecem, ouvir sons agudos torna-se mais difícil. Essa alteração é considerada perda auditiva associada à idade (presbiacusia).
Por exemplo, a musica de violino pode parecer menos brilhante.
A conseqüência mais frustrante da presbiacusia é que as palavras se tornam mais difíceis de entender.
Como resultado, as pessoas maduras podem pensar que outras pessoas estão murmurando. Mesmo quando outras pessoas falam mais alto, as pessoas maduras ainda têm dificuldade em entender as palavras. A razão é que a maioria das consoantes (como k, t, s, p e ch) são agudas e as consoantes são os sons que ajudam as pessoas a identificar as palavras.
Devido ao fato das vogais terem sons mais baixos, eles são mais fáceis de ouvir. Então, as pessoas mais velhas podem ouvir “Iame eaaene o e oe er anter”, em vez de “Diga-me exatamente o que você quer manter”.
Para ajudar, outras pessoas precisam articular consoantes mais claramente, em vez de simplesmente falar mais alto.
Compreender o que as mulheres e as crianças dizem pode ser mais difícil do que entender o que os homens dizem porque a maioria das mulheres e crianças tem vozes mais agudas.
Muitas pessoas maduras têm mais problemas para ouvir em lugares ruidosos ou em grupos devido ao ruído de fundo.
Além disso, a cera, que interfere com a audição, tende a acumular mais.
E, também, os cabelos grossos podem crescer fora das orelhas.