A fruta amora, pode ser adicionada em qualquer dieta e tem um sabor delicioso, além disso é uma excelente fonte de nutrientes essenciais e antioxidantes.
As amoras são  frutos de origem asiática que foram posteriormente importadas para a Europa no século XVII, antes de ser cultivada nos restantes continentes. Elas nascem em um tipo de arbusto espinhoso e podem ser cultivadas em casa.
Existem amoras de várias cores e de tipos diferente, como amoras brancas, vermelhas e negras. Então vamos conhecer um pouco dos benefícios a saúde desta frutinha que podemos cultivar em nosso quintal:


1. Vitamina C
Amoras contêm uma alta concentração de Vitamina C. Uma porção de 100 gramas (g) contém 35% da dose diária recomendada (DDR) individual.
Os seres humanos são incapazes de sintetizar vitamina C, por isso é essencial incluir alimentos que contenham essa vitamina como parte de uma dieta saudável.
A vitamina C está envolvida na síntese de proteínas e é necessária para o organismo na produção de colágeno e alguns neurotransmissores. Esses processos são vitais para muitas funções corporais, incluindo a cicatrização de feridas.
A vitamina C, também tem propriedades antioxidantes e está envolvida no funcionamento do sistema imunológico.
2. Fonte de fibra
Uma porção de 100 g de amoras contém 14% da DDR de fibras, que desempenham um papel crucial na regulação dos níveis e no consumo de açúcar no sangue.
Existem dois tipos de fibras nos alimentos, as solúveis e as insolúveis.
A fibra solúvel se dissolve na água e está associada à redução dos níveis de açúcar no sangue e ajuda a manter um nível saudável de colesterol;
Fibra insolúvel não se dissolve na água, mas promove uma digestão saudável.
Amoras contêm fibras solúveis e insolúveis.

3. Antioxidantes
Amoras contêm altos níveis de antioxidantes, como antocianinas, essas substâncias ajudam e diminuir o impacto adverso dos radicais livres no organismo.
Os radicais livres podem danificar as células e acredita-se que estejam intimamente envolvidos no processo de envelhecimento, além de outras condições de saúde, como câncer e doenças cardíacas.
O corpo usa antioxidantes para reduzir os danos que os radicais livres podem causar.
4. Vitamina K
Amoras são uma excelente fonte de vitamina K, um nutriente necessário para a coagulação do sangue, essencial para a cicatrização adequada de feridas.
Esta vitamina também está associada boa saúde óssea.
5. Vitamina A
Amoras também contêm vitamina A, que serve várias funções no corpo. A vitamina A auxilia o sistema imunológico, no combate infecções e doenças, auxilia no crescimento e manutenção de dentes e ossos, além de manter a pele saudável.
A vitamina A é responsável pela produção de pigmentos na retina do olho promovendo a saúde da visão, especialmente em condições de pouca luz.
6. Melhora o funcionamento do cérebro
Um estudo realizado em 2009 observou, que ratos que consumiram amoras melhoraram as habilidades cognitivas e motoras, em comparação com um grupo controle de ratos que não consumiram amoras.
Os autores do estudo sugeriram que isso poderia ser devido a substâncias químicas chamadas polifenóis presentes nas amoras.
No entanto mais pesquisas estão sendo feitas para determinar se esses benefícios ocorrem em humanos.
7. Melhora os sintomas da menopausa
Os fitoestrógenos são estrogênios vegetais, que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, irritabilidade, pele ressecada e dificuldades para dormir. Neste casos recomenda-se amora do tipo Miúra.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *