O pâncreas tem um papel importante no sistema digestório, promove o controle dos níveis de açúcar no sangue, secreta suco pancreático, que contém enzimas que ajudam na digestão de proteínas e carboidratos. Por outro lado, também produz o hormônio que tem um papel fundamental no metabolismo de carboidratos em nosso organismo que é a insulina. Um dos fatores contribuintes para um pâncreas saudável é uma dieta saudável, pois alguns alimentos ajudam a manter a saúde deste órgão tão importante do nosso organismo. Então que tal conhecer alguns deles:
1. Alho
O alho pode não ter um aroma agradável, e realmente é horrível estar perto de alguém que acabou de consumir alho, mas este alimento é um excelente aliado da boa saúde e em especial do nosso pâncreas. O consumo de alho reduz a quantidade de açúcar no sangue e estimula o pâncreas a produzir hormônios. A melhor forma de consumi-lo é cru (bem difícil) para que possamos aproveitar de todos seus benefícios. Além de ser bom para o pâncreas, é excelente no tratamento de parasitas intestinais, melhorando a circulação, prevenindo infecções e muito mais.
2. Espinafre
Esta é uma escolha saudável, uma vez que contém uma boa quantidade de ferro e vitamina B, um dos elementos-chave necessários para o bom funcionamento do pâncreas. Outros alimentos verdes folhosos também são recomendados, como couve e acelga suíça. O espinafre reduz significativamente o risco de infecção e com isso o risco de contrair câncer pancreático. Outra vantagem deste alimento saboroso, é que ele contém substâncias que podem retardar substancialmente a taxa de crescimento de células cancerígenas no pâncreas, além de ser rico em tilacóides, que promove mudanças saudáveis nos níveis de glicose.
3. Brócolis
O brócolis é um alimento excelente para o pâncreas, pois contém compostos a base de enxofre que ajudam a desintoxicar alguns órgãos do corpo, bem como o pâncreas. Também é rico em apigenina um flavonoide encontrado na salsa, no tomilho e na camomila, por exemplo, com fortes efeitos neurológicos e excelentes propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Recomenda-se o consumo cru ou no vapor, pois cozinhar o brócolis pode remover a maioria dos nutrientes necessários. Pesquisas recentes cada vez mais vem confirmando os benefícios do brócolis, especialmente para a prevenção e controle do diabetes tipo 2. A descoberta do sulforafano e de outros componentes bioativos importantes contribuíram muito para esse fato.
4. Uvas
As uvas vermelhas são muito benéficas para o pâncreas, pois contêm antioxidantes que protegem os tecidos do pâncreas de danos, este composto é conhecido como resveratrol. Este elemento ajuda na prevenção da inflamação e reduz os danos aos vasos sanguíneos. Além disso melhora o metabolismo de carboidratos, bem como o transporte de glicose nas células, o que pode regular a sensibilidade hormonal.
5. Batata-doce
Essas batatas são ricas em um poderoso antioxidante chamado beta-caroteno – que ajuda a manter a saúde pancreática. Ao consumir este alimento terá um aliado na regulação hormonal. Isso ocorre, porque os açúcares deste alimento são liberados gradualmente na corrente sanguínea, e não em quantidades enormes como alguns carboidratos. Além de batata doce, recomenda-se consumir milho, cenoura e laranja, que regulam a glicose de forma semelhante.
6. Mirtilos
Os mirtilos têm compostos específicos que aumentam a autodestruição das células cancerosas não apenas no pâncreas, mas também em outros órgãos. Eles são ricos em antioxidantes também; e protegem o pâncreas do estresse oxidativo, Vários estudos, realizados nos últimos anos, concluíram que a ingestão desta fruta também ajuda a reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by freepik – www.freepik.com</a>