As vitaminas encontradas na cenoura, podem ajudar a promover a saúde dos olhos. As cenouras contêm beta-caroteno, uma substância que o corpo converte em vitamina A, um importante nutriente para a saúde dos olhos.

Durante séculos, as cenouras foram associadas a benefícios para a saúde. Na Idade Média, acreditava-se que as cenouras poderiam curar qualquer doença, de doenças sexualmente transmissíveis a picadas de cobra.

As cenouras tornaram-se associadas à saúde da visão, particularmente à visão noturna, durante a Segunda Guerra Mundial. A Força Aérea Real Britânica publicou uma reportagem que dizia que o habilidoso piloto de caça John “Cats ‘Eyes” Cunningham atribuía,  a uma dieta a base de cenouras  sua proeza noturna em voar. Em resposta à história, muitos britânicos começaram a comer mais cenouras. Eles queriam melhorar sua visão para que pudessem ver melhor durante os apagões compulsórios que eram comuns durante a Segunda Guerra Mundial. Embora a cenoura de Cats ‘Eyes’ tenha feito uma grande história, na verdade, foi propaganda para esconder o fato de que a Royal Air Force estava  usando o radar para localizar bombardeiros da Luftwaffe durante a noite.

Embora a propaganda britânica possa ter contribuído para a fama das cenouras  e sua relação com a visão, não há dúvidas de que as vitaminas encontradas nas cenouras podem promover a saúde  dos olhos.

Por serem a cenouras ricas em beta-caroteno, um pigmento carotenóide encontrado em muitas frutas e vegetais de cor laranja,  é  um importante precursor da vitamina A, e a  falta de vitamina A pode causar cegueira.

A falta de vitamina A também pode levar à xeroftalmia, uma condição na qual os olhos não podem mais produzir lágrimas, secura nos olhos, pálpebras inchadas e úlceras da córnea. A vitamina A pode prevenir a formação de catarata e degeneração macular, a principal causa de cegueira em todo mundo. No entanto, em alguns casos, como no glaucoma, a ingestão de cenoura não irá melhorar o quadro. Então,  com todos esses benefícios, vamos comer cenouras pois é uma alimento com muitos nutrientes que são indispensáveis a saúde.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Freepik</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *