Os alimentos enlatados estão cada vez mais presentes em nossas vidas, no entanto alguns cuidados devem ser tomados ao comprar esse tipo de alimento.

Ao fazer compras, procure por latas em boa forma. Não compre – ou mantenha – latas amassadas, enferrujadas ou inchadas. Latas têm um código de embalagem para rastreamento através do comércio interestadual, mas esses números não têm nada a ver com a validade.  Procure sempre ver a validade do produto que está comprando. Alguns mercados costumam colocar produtos próximos a data de validade para venda, sem avisar o consumidor, e caso demore em consumir, a validade pode ter expirado.

Alimentos enlatados são seguros, desde que não sejam expostos a temperaturas congelantes ou temperaturas acima de 90 graus. Mas alimentos com alta acidez, como tomates e frutas, têm melhor sabor se ingeridos dentro de 12 a 18 meses após a embalagem.

Muitos alimentos enlatados tem uma vida longa, e podemos  estocar nossos os alimentos favoritos, como massas de tomate, ervilhas, milhos, sardinhas, atum, entre outros.

Observe a quantidade de sal, pois é frequentemente usado como conservante, procure comprar alimentos com baixo ou reduzido teor de sódio ou sem sal. Compare o teor de sódio de diferentes marcas nos rótulos nutricionais e escolha os alimentos com menor quantidade. O ideal é drenar e lavar alimentos enlatados para reduzir o sal, quando possível.

Observe também o teor de açúcar, veja  a lista de ingredientes e evite alimentos com adição de açúcar. Compare o conteúdo de açúcar de diferentes marcas nos rótulos nutricionais   e escolha os alimentos com menor quantidade. Ao comprar frutas enlatadas, procure por produtos enlatados em água ou em seu próprio suco. Se você tiver  escolha, escorra e lave todos os alimentos embalados em calda.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food”>Food image created by Asier_relampagoestudio – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *