O repolho é um vegetal crucífero que muitas vezes pode ser confundido com alface devido sua aparência semelhante.
Vegetais crucíferos como repolho, couve e brócolis são alimentos repletos de nutrientes benéficos.
O repolho é um alimento que auxilia na proteção a radiação, na prevenção do câncer e na redução do risco de doenças cardíacas.
A cor do repolho pode variar de verde para vermelho e roxo, e as folhas podem ser lisas ou enrugadas. Este vegetal, tem menos de 20 calorias em meia xícara cozida, por isso, vale a pena reservar um espaço no seu prato para este delicioso alimento.
Curiosidades sobre o repolho:
- O repolho é um vegetal crucífero.
- O repolho, contém uma substância química que pode proteger contra os efeitos negativos da radiação.
Benefícios do repolho
- O sulforafano encontrado no repolho tem efeito protetivo contra o câncer.
- Meia xícara de repolho cozido contém 81,5 microgramas de vitamina K.
- Um composto encontrado em repolho e outros vegetais crucíferos, conhecido como 3,3′-diindolilmetano (DIM), demonstrou aumentar as taxas de sobrevivência a curto prazo, em cobaias submetidas a radiação.
- Acredita-se que o DIM também tenha efeitos protetores contra o câncer, outro estudo mostra que há também a esperança de usá-lo como um escudo para proteger os tecidos saudáveis durante o tratamento do câncer.
- Outro potencial composto de combate ao câncer encontrado no repolho, é o sulforano. Pesquisas realizadas nos últimos 30 anos, demostraram que o consumo de vegetais crucíferos está associado a um menor risco de câncer.
- Pesquisadores, descobriram que o sulforafano, tem o poder de inibir a enzima histona desacetilase (HDAC), conhecida por estar envolvida na progressão das células cancerígenas. A capacidade de parar as enzimas HDAC poderia tornar os alimentos que contêm sulforafano um aliado poderoso no tratamento do câncer.
- Outro estudo, realizado na Universidade do Missouri, analisou outra substância química encontrada no repolho, na salsa e no aipo, chamada apigenina. Essa enzima, tem o poder de diminuir o tamanho de tumores de acordo com experimentos em cobaias.
- O repolho roxo, contém uma poderosa substância antioxidante a antocianina, que é o mesmo composto que dá a frutas vermelhas e roxas a sua cor.
- Em laboratório, ao serem testadas em cobaias as antocianinas apresentaram a ação de retardar a proliferação de células cancerígenas, além de matar células cancerosas já formadas impedindo a formação de novos tumores. Não se sabe se esses efeitos, serão os mesmos prevenção ou tratamento do câncer em humanos.
- As antocianinas, também ajudam a diminuir o processo inflamatório.
- O alto teor de polifenóis no repolho, também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando o acúmulo de plaquetas e reduz a pressão arterial.
- Uma maneira alternativa de consumir repolho, é em forma fermentada, como chucrute e kimchi. Cheios de probióticos, os alimentos fermentados podem ser uma excelente opção para a manutenção dos sistemas imunológico e digestivo. Bactérias saudáveis geram um ambiente ácido para preservar e desenvolver sabor, as enzimas produzidas na fermentação, que facilitam a absorção de vitaminas e minerais.
- A fibra e o teor de água no repolho, também ajudam a prevenir a constipação e mantém o sistema digestivo saudável. Ingerir fibras promove a regularidade, que é crucial para a excreção de toxinas do nosso organismo através da bílis e das fezes.
- Estudos recentes demostraram que a fibra dietética do repolho, pode até desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico e no processo de infecção, consequentemente diminuindo o risco de condições relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.
De acordo com o USDA National Nutrient Database , 1 meia xícara de repolho cozido fatiado (75 gramas) contém:
- 17 calorias
- 4 gramas de carboidratos (incluindo 1 grama de fibra e 2 gramas de açúcar)
- 1 grama de proteína
Comer meia xícara de repolho cozido forneceria 30 a 35% das necessidades diárias de vitamina C. Ele também fornece:
- 81,5 microgramas de vitamina K
- 11 miligramas de magnésio
- 22 microgramas de folato
Além disso, quantidades menores de vitamina B-6, cálcio, potássio e tiamina.
Repolho contém os antioxidantes colina, beta- caroteno, luteína e zeaxantina, bem como os flavonóides kaempferol, quercetina e apigenina. Então que tal acrescentar o repolho na sua dieta, além de seu sabor excelente faz muito bem a saúde.
Fonte:
FANTUZZI, Elisabete; PUSCHMANN, Rolf; VANETTI, Maria Cristina Dantas. Microbiota contaminante em repolho minimamente processado. Ciência e Tecnologia de alimentos, v. 24, n. 2, p. 207-211, 2004.
MORAES, Fernanda P.; COLLA, Luciane M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista eletrônica de farmácia, v. 3, n. 2, p. 109-122, 2006.
Créditos imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food”>Food image created by Freepik</a>