A artrite reumatoide é uma doença onde o sistema imunológico ataca as articulações, causando inflamação. Quais são os primeiros sinais dessa condição?

Os sintomas da artrite reumatoide (AR) geralmente afetam as mãos, os punhos e os pés. A detecção precoce dos sinais de AR pode levar a um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

O manejo precoce da artrite pode prevenir danos nas articulações e, em última instância, incapacidades.

Primeiros sinais

CA artrite reumatoide ocorre quando as articulações ficam inflamadas porque o sistema imunológico não está funcionando adequadamente.

Os principais sintomas da AR são dores nas articulações e rigidez. Antes que esses sintomas ocorram, o portador pode apresentar alguns sinais de alerta precoces.

Alguns desses primeiros sinais de alerta estão relacionados a como a pessoa se sente em geral, enquanto outros são específicos às articulações. Os sintomas que afetam as articulações têm maior probabilidade de indicar AR, especialmente se mais de uma articulação ou ambos os lados do corpo forem afetados.

Identificar esses sinais de alerta pode ajudar no tratamento o mais rápido possível. Os primeiros sinais de alerta de AR incluem:

  1. Fadiga

Antes de apresentar quaisquer outros sintomas, o portador de AR pode se sentir extremamente cansado e sem energia. Eles também podem se sentir deprimidos.

Sentimentos de fadiga podem afetar:

  • atividades diárias
  • relacionamentos
  • desejo sexual
  • produtividade no trabalho

A sensação de fadiga pode ser devido à reação do corpo à inflamação nas articulações.

  1. Febre

A inflamação associada à AR pode causar mal-estar e febre a temperatura pode estar  ligeiramente elevada, o que é um sinal precoce que às vezes acompanha a fadiga.

  1. Perda de peso

Um terceiro sinal de alerta precoce da AR é a perda de peso inexplicável, que é possivelmente um efeito indireto da inflamação.

O portador sente-se cansado, pode perder o apetite e dessa forma perder peso.

  1. Rigidez

Outro sinal precoce de AR é a rigidez articular. A rigidez pode ocorrer em uma ou duas pequenas articulações, geralmente nos dedos. Pode surgir lentamente, mas pode durar vários dias.

Além da rigidez que afeta articulações específicas, uma sensação geral de rigidez no corpo pode ser um sinal precoce de AR.

Esse tipo de rigidez geralmente ocorre quando o portador fica parado por um longo tempo. Esse sintoma é a causa da rigidez matinal, uma queixa característica dos pacientes com AR.

  1. Sensibilidade nas articulações

Sensibilidade nas articulações que afeta as mãos e os pés é um sinal inicial típico de AR.

Nas mãos, das articulações  dos dedos pode ficar sensível quando pressionada ou durante o movimento.

Nos pés, as articulações da base dos dedos podem estar sensíveis. Essa dor pode fazer o portador ande sobre os calcanhares ou levante os dedos dos pés ao caminhar.

  1. Dor nas articulações

Dor nas articulações dos dedos, punhos e pés é um sinal de AR. A inflamação torna o revestimento da articulação mais espesso e causa a produção de fluido extra articular.

Ambos os fatores pressionam a cápsula que envolve a articulação e irritam as terminações nervosas que ela contém, causando dor.

  1. Edema articular

Articulações que parecem inchadas nas mãos e nos pés é um sinal típico de AR. O edema articular tende a ser mais aparente à medida que a AR progride, mas um edema sutil pode ser um sinal precoce.

  1. Vermelhidão nas articulações

A inflamação nas articulações pode causar vermelhidão. A descoloração da pele ao redor das articulações das mãos e dos pés é um sinal de AR.

A vermelhidão ocorre porque a inflamação faz com que os vasos sanguíneos da pele circundante se dilatem. Os vasos mais largos permitem que mais sangue flua para essa área, dando à pele uma aparência avermelhada.

  1. Calor nas juntas

O calor nas articulações é causado por inflamação e pode estar presente antes de ocorrer vermelhidão ou inchaço. Este pode ser um sinal precoce de AR.

  1. Dormência e formigamento

Dormência e formigamento que afetam as mãos e os pés podem ser um sinal precoce de AR. Esses sintomas são causados ​​por inflamação nas articulações que podem causar compressão nervosa, resultando em perda de sensibilidade.

  1. Diminuição da amplitude de movimento

Nos estágios iniciais da AR, o portador pode perceber que está tendo problemas para dobrar o pulso para frente e para trás.

Conforme a doença progride, danos às articulações podem afetar ligamentos e tendões, tornando difícil dobrá-los e esticá-los.

  1. Articulações afetadas em ambos os lados

É comum que indivíduos afetados pela AR apresentem sintomas nas articulações de ambos os lados do corpo

O que é artrite reumatoide?23

RA ocorre devido a um problema com o sistema imunológico que ataca erroneamente as células do revestimento das articulações, resultando na inflamação das articulações, tornando-as inchadas, rígidas e doloridas.

Atualmente, não há cura para a AR, mas o tratamento adequado e exercícios moderados podem ajudar a reduzir as crises. Se a AR não for tratada, as articulações, cartilagens e ossos nas áreas afetadas podem ser danificados levando a deformidades nas articulações. Também pode causar desenvolvimento de nódulos firmes nas articulações ou próximo a elas, chamados de nódulos reumatoides. Esses nódulos são uma característica visual associada a à doença.

Além de deformidades articulares e nódulos reumatoides, a AR também pode levar a:

  • inflamação em outras áreas do corpo, incluindo olhos, coração e pulmões
  • síndrome do túnel carpal
  • risco aumentado de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico.

Fatores de risco

Os médicos não sabem o que aciona o sistema imunológico para atacar as articulações do corpo das pessoas com AR.

No entanto, existem alguns fatores que os pesquisadores sabem que aumentam o risco de serem afetados pela doença:

  • Sexo: as mulheres correm um risco maior de desenvolver AR do que os homens.
  • Tabagismo: fumar aumenta o risco de desenvolver AR e faz com que ela progrida mais rapidamente.
  • Excesso de peso: obesos tem um risco ligeiramente aumentado de desenvolver AR.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *