O exercício aeróbico reduz o risco de inúmeros problemas de saúde, desde doenças cardíacas até demência. Embora todas as formas de atividade física proporcionem alguns benefícios, os exercícios aeróbicos são particularmente eficazes porque fazem com que o coração e os pulmões trabalhem mais do que o normal.

Pesquisas relacionadas a atividade física recomendam pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana.

Os exercícios aeróbicos incluem:

  • corrida
  • ciclismo
  • caminhada
  • natação
  • ginástica aeróbica

Benefícios para o corpo

O exercício aeróbico beneficia o corpo de diferentes maneiras, vamos conhecer neste post algumas delas:

Prevenção de doenças cardíacas

O exercício aeróbico é essencial para manter o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos saudáveis. O exercício aeróbico regular pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e a reduzir o risco de morte em portadores deste agravo.

Manter um peso saudável

Quando desejamos perder peso precisamos garantir que precisamos queimar mais calorias do que consumimos, resultando em um déficit calórico.

O exercício aeróbico faz com que o corpo queime calorias para obter energia. É uma ótima maneira de promover um déficit calórico, levando à perda de peso. No entanto, para atingir um déficit calórico, precisamos reduzir o número de calorias que consumimos.

Controle dos níveis de açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar em equilíbrio é importante para o controle do Diabetes do tipo II. O aumento de açúcar no sangue, pode danificar os vasos sanguíneos e levar a doenças cardíacas.

A insulina é necessária para regular o açúcar no sangue. O exercício aeróbico pode aumentar a sensibilidade à insulina, fazendo com que o corpo necessite de menos insulina para controlar os níveis de açúcar.

Durante o exercício, os músculos também usam a glicose do sangue. Dessa forma, os exercícios ajudam a evitar que os níveis de açúcar no sangue aumentem muito.

Reduz a pressão arterial

A hipertensão arterial é o aumento da pressão nos vasos sanguíneos que se não tratada,  pode ter consequências graves, como aumento do  risco de infarto ou Acidente Vascular Encefálico (derrame).

O exercício aeróbico pode ajudar a manter os valores pressóricos desejáveis.  Os exercícios são tão eficazes quanto os medicamentos para pressão arterial na redução da pressão alta.

Prevenção e gerenciamento de AVE

Um derrame ocorre quando o suprimento de sangue para uma área do cérebro fica obstruído. Pode ter consequências graves e fatais. O exercício aeróbico regular reduz o risco de derrame, mantendo os vasos sanguíneos e o coração saudáveis.

Também é importante que indivíduos que sofreram um derrame permaneçam ativos para apoiar a recuperação e reduzir o risco de outro derrame.

Aumento da vida útil

O exercício aeróbico tem uma ampla gama de benefícios à saúde que ajuda a viver mais. Níveis mais elevados de atividade aeróbia reduz o risco de morte independentemente da intensidade da atividade.

Melhora o funcionamento físico

A capacidade de realizar tarefas da vida diária é importante para manter a independência e o bem-estar. O exercício aeróbico melhora as capacidades físicas necessárias para o funcionamento diário. A aptidão física também ajuda a prevenir quedas e as lesões resultantes.

Reduzindo o risco de demência

O exercício aeróbico regular pode ajudar na melhora cognitiva, diminuindo o risco de certas demências.

Melhora sintomas de depressão e ansiedade

Atividade física aeróbica reduz os sintomas em portadores de depressão e transtornos de ansiedade. O exercício aeróbico também melhora a aptidão física, o que pode ajudar a prevenir o aparecimento de depressão e transtornos de ansiedade.

CRÉDITOS DE IMAGEM:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/woman’>Woman photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *