Infecção do trato urinário ou ITU é uma condição que afeta o sistema urinário que é composto por rins, bexiga e uretra.
Mais de 3 milhões de pessoas, principalmente mulheres, apresentam ITU a cada ano.
Os sintomas desta condição incluem micção frequente, dolorosa, dor pélvica e traços de sangue na urina. A infecção normalmente não dura muito, e a maioria dos portadores se auto diagnosticam.
A infecção urinária pode comprometer somente o trato urinário baixo, o que especifica o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior; neste caso, utiliza-se a terminologia infecção urinária alta, também denominada pielonefrite. A infecção urinária baixa ou cistite pode ser sintomática ou não.
Os agentes causadores de infecção urinária mais frequentemente responsáveis pelas ITUs são: Escherichia coli, o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis. A E. coli, sozinha, é responsável por 70% a 85% das infecções do trato urinário adquiridas na comunidade e por 50% a 60% em pacientes idosos admitidos em instituições
Um grupo de cientistas afirmam que capsulas de cranberry podem ajudar na redução da prevalência de ITU.
De acordo com estudos em casos de ITU as bactérias precisam aderir e invadir o revestimento da bexiga e os cranberries contêm proantocianidinas de tipo A (PACs), que interferem com a capacidade da bactéria de aderir a parede da bexiga, reduzindo a probabilidade de infecção.
O carwnberry em capsulas é remédio popular que foi utilizado para prevenir infecções do trato urinário durante anos. Em 1984 foi descoberto que o cranberry interfere na adesão das bactérias às células uroepiteliais, evitando assim as infecções. Em 1989 foram identificadas as proantocianidinas (PACs), um dos principais compostos presentes no cranberry capaz de inibir a aderência da Escherichia coli com P-fímbrias à mucosa urogenital. As substâncias presentes na planta com potencial de inibição interferem na proliferação e reprodução dos patógenos
De acordo com pesquisadores é preciso uma concentração extremamente grande de cranberry para evitar a adesão bacteriana, o que pode ser encontrada nas capsulas de crawberry.
O cranberry (Vaccinum macrocarpon) é um fruto da família Ericaceae, originário da América do Norte e cresce em pântanos ácidos cheios de musgos de trufas em florestas úmidas, foi largamente utilizado como conservante de carne de alce por índios americanos além do uso como tinta natural na coloração das vestimentas, cobertores e tapetes e em ferimentos causados por flechas envenenadas, devido à crença em seu efeito antisséptico. Na atualidade consumo do Crawnberry tem crescido comercialmente, pelo seu sabor e também por propriedades benéficas à saúde. Dentre as formas comercialmente ativas estão presentes: o suco, o chá e as cápsulas contendo o extrato seco concentrado.
O tratamento das ITUs pode ser difícil.
Aproximadamente 20 a 30% das mulheres apresentam ITUs recorrentes e as preocupações com a resistência aos antibióticos são responsáveis pelas complicações decorrentes de sua ocorrência. Sendo assim tratamentos alternativos que podem diminuir sua prevalência, são sempre bem vindos neste agravo que tem uma alta mortalidade, principalmente em idosos.