Search
Close this search box.

Como reconhecer relacionamentos tóxicos

Em um relacionamento saudável,  quase na maioria das vezes não há discórdia nem mágoas. Claro, que podemos discordar de vez em quando ou nos depararmos com outros obstáculos no caminho, mas geralmente tomamos decisões juntos, discutimos abertamente quaisquer problemas que surgem e gostamos genuinamente da companhia um do outro.

Relacionamentos tóxicos já é outra história. Em um relacionamento tóxico, podemos nos sentir constantemente esgotados ou infelizes depois de passar um tempo com o parceiro, amigo, familiar ou pessoa próxima.

Talvez o relacionamento não pareça mais agradável, embora amemos a outra pessoa. Por alguma razão, parece sempre haver atitudes que irritam ou que terminem em discussão sobre questões menores. Podemos até temer o pensamento de encontrar o outro, em vez de ansiar por isso como no passado.

Quais são os sinais de um relacionamento tóxico?

Dependendo da natureza do relacionamento, os sinais de toxicidade podem ser sutis ou altamente óbvios.

Quando estamos em um relacionamento tóxico, nem sempre é fácil perceber as bandeiras vermelhas aparecendo. Mesmo assim, podemos notar alguns desses sinais em nós,  no outro ou próprio relacionamento.

  1. Falta de suporte

Relacionamentos saudáveis ​​são baseados em um desejo mútuo de ver o outro ter sucesso em todas as áreas da vida. Mas quando as coisas ficam tóxicas, cada conquista se torna uma competição.

Em suma, o tempo que se passa junto não parece mais positivo. Não existe o sentimento de apoio ou encorajamento.  Em vez disso, podemos ter a impressão de que suas necessidades e interesses não importa, que o outro só se importa com o que quer.

  1. Comunicação tóxica

Em vez de bondade e respeito mútuo, a maioria das conversas são cheias de sarcasmo ou críticas e alimentadas por desprezo – um preditor de separação.

Nos pegamos fazendo comentários maliciosos amigos ou familiares? Começamos a nos esquivar das ligações, apenas para dar um tempo nas inevitáveis ​​discussões e hostilidades.

  1. Inveja ou ciúme

Embora seja perfeitamente normal sentir um pouco de inveja de vez em quando do outro, pode se tornar um problema se a inveja nos impedir de pensar positivamente sobre o sucesso alheio..

O mesmo vale para o ciúme, uma emoção perfeitamente natural . Mas quando isso leva a constantes suspeitas e desconfianças, pode rapidamente começar a corroer o relacionamento.

  1. Comportamentos controladores

O parceiro pergunta onde você está o tempo todo? Talvez fique aborrecido ou irritado quando não há resposta imediata às mensagens e começa a enviar mensagens de texto repetidamente até que haja resposta.

Esses comportamentos podem resultar de ciúme ou falta de confiança também podem sugerir necessidade de controle e ambos podem contribuir para a toxicidade do relacionamento. Em alguns casos, essas tentativas de controle também podem sugerir abuso.

  1. Ressentimento

Guardar rancores e deixá-los estragar a intimidade.

Com o tempo, a frustração ou o ressentimento podem se acumular e tornar um pequeno problema em um abismo sem fim.

O silencia começa a consumir a relação,  pois você não se sente mais a vontade em dividir com o outro suas preocupações, anseios e sonhos.

  1. Desonestidade

Ocorre uma busca constante de mentiras sobre onde foi ou com quem se encontra – seja porque deseja evitar passar tempo com seu parceiro ou porque se preocupa com a reação dele se contar a verdade.

  1. Padrões de desrespeito

Estar cronicamente atrasado, casualmente “esquecer” eventos e outros comportamentos que mostram desrespeito ao seu tempo são uma bandeira vermelha no relacionamento o que demonstra claramente a toxicidade.

Tenha em mente que algumas pessoas podem realmente ter dificuldade em fazer e manter os planos no prazo, então pode ser útil começar com uma conversa sobre esse comportamento. Se não for intencional,  poderá notar alguma melhora depois de explicar por que isso  incomoda.

  1. Comportamentos financeiros negativos

Compartilhar finanças com um parceiro geralmente envolve algum nível de acordo sobre como gastará ou economizará seu dinheiro. Dito isto, não é necessariamente tóxico se um parceiro optar por gastar dinheiro em itens que o outro parceiro não aprova.

No entanto, pode ser tóxico se você chegar a um acordo sobre suas finanças e um parceiro consistentemente desrespeitar esse acordo, seja comprando itens caros ou sacando grandes somas de dinheiro.

  1. Estresse constante

Os desafios comuns da vida que surgem – a doença de um membro da família, a perda do emprego – podem criar alguma tensão no relacionamento, é claro. Mas encontrar-se constantemente no limite, mesmo quando não está enfrentando estresse de  fontes externas, é um indicador importante de que algo está errado.

Esse estresse contínuo pode afetar a saúde física e mental, podendo levar a um esgotamento, mental e físico e exaustão.

  1. Ignorando suas necessidades

Ir junto com o que seu parceiro quer fazer, mesmo quando vai contra seus desejos ou nível de conforto, é um sinal claro de toxicidade.

  1. Relacionamentos perdidos

Quando paramos de passar tempo com amigos e familiares, seja para evitar conflitos com seu parceiro ou para manter a sanidade mental.

Alternativamente, podemos  descobrir que lidar com parceiro (ou nos preocupar com relacionamento) ocupa muito nosso tempo livre.

  1. Falta de autocuidado

Em um relacionamento tóxico, podemos deixar de lado nosso autocuidado e vaidade.

Podemos nos afastar de hobbies que amamos, negligenciar a saúde e sacrificar nosso tempo livre. Isso pode acontecer porque não temos energia para essas atividades ou porque nosso parceiro desaprova quando fazemos nossas ações.

  13. Pisando em ovos

Buscamos evitar conflitos e problemas que possam dar início à uma discussão.

Ver mais

É possível consertar um relacionamento tóxico?

Comumente acreditamos que relacionamentos tóxicos estão condenados, mas nem sempre é esse o caso.

O fator decisivo? Ambos os parceiros devem querer mudar. Se apenas uma das partes investir na criação de padrões saudáveis, há – infelizmente – pouca probabilidade de que a mudança ocorra.

Seguem algumas dicas para tentar consertar um relacionamento tóxico:

Aceitação de responsabilidade

Vontade de investir

Mude de culpar para entender

Abertura para ajuda externa

Não viva no passado

Veja seu parceiro com compaixão

Iniciar terapia

Encontrar suporte

Pratique uma comunicação saudável

Ser responsável

Mantenha espaço para a mudança do outro

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *