Legumes e folhas verdes como brócolis e repolho são alimentos ricos em vitamina K, um importante nutriente que melhora a sensibilidade à insulina, reduz do risco de câncer e melhora da saúde do coração. Os alimentos com vitamina K promovem a coagulação adequada do sangue ( ação anti-hemorrágica)  e mantém os ossos fortes.

A vitamina K  é uma vitamina lipossolúvel e não é encontrada apenas em vegetais, pode ser encontrada em certos tipos de frutas, carnes, laticínios e alimentos fermentados e é até mesmo produzido dentro do nosso organismos por bactérias benéficas presentes em nossa microbiota  intestinal.

O consumo adequado dessa vitamina é essencial para a saúde, e sua deficiência pode resultar em uma longa lista de problemas de saúde.

A vitamina K pode ser encontrada em duas formas principais: Vitamina K1 (filoquinona) e vitamina K2 (menaquinona).

→ A vitamina K1 é a fonte mais comum de vitamina K presente principalmente em alimentos vegetais, como vegetais folhosos.

→ A vitamina K2, por outro lado, é encontrada em produtos de origem animal e fermentados.  Alimentos ricos em vitamina K2 incluem carne e laticínios.

Em uma dieta saudável e equilibrada, a deficiência de vitamina K é rara. Isso ocorre porque é abundante em alimentos integrais, como vegetais. Já os alimentos ultra processados ​​e açúcares refinados, tem baixo teor de vitamina K. Caso os alimentos pobres em nutrientes constituam uma grande parte de uma dieta, pode  significar que o organismo não está  recebendo a quantidade suficiente de vitamina K.

A deficiência de vitamina K é uma condição muito grave e pode resultar em hematomas, sangramento, cáries e ossos enfraquecidos. Por essa razão, é crucial garantir alimentos que contenham vitamina  K nas refeições.

Alimentos ricos em vitamina K
  1. Vegetais de folhas verdes, como a couve  –  ½ xícara: 444 microgramas de vitamina K. VD (Valor Diário)
  2. Natto (soja fermentada) – 55 gramas –  500 microgramas (de vitamina K. VD
  3. Cebolinha –  ½ xícara: 103 microgramas de vitamina K. VD
  4. Couve de Bruxelas –  ½ xícara: 78 microgramas de vitamina K. VD
  5. Repolho –  ½ xícara: 82 microgramas de vitamina K. VD
  6. Brócolis –   ½ xícara: 46 microgramas de vitamina K. VD
  7. Laticínios (fermentados) –  ½ xícara: 10 microgramas de vitamina K. VD
  8. Ameixas –  ½ xícara: 52 microgramas de vitamina K. VD
  9. Pepinos –  1 médio: 49 microgramas de vitamina K. VD
  10. Manjericão seco – 1 colher de sopa: 36 microgramas de vitamina K. VD
    Créditos de imagem:

    <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by jcomp – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *