A maioria das pessoas não tem o costume de consumir ervas e especiarias, no entanto o consumo mesmo em pequenas doses podem ser poderosas fontes de nutrientes, antioxidantes, agentes anti-inflamatórios, componentes que combatem o câncer, vitaminas, minerais e muito mais.

Então que tal conhecer algumas especiarias que além de deixar nossos pratos deliciosos, são também excelentes para saúde.

Cúrcuma ou açafrão

A cúrcuma é um excelente aliado no combate a inflamação, sendo  útil no alívio das dores reumáticas devido a presença da curcumina que possui uma ampla variedade de interações biológicas quando consumida. Este composto também melhora a digestão e problemas autoimunes.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a curcumina, tem a capacidade de abrandar processos e doenças relacionados com a inflamação. A curcumina também é eficaz no aumento da capacidade antioxidante no organismo. É um dos alimentos antioxidantes mais concentrados que podemos  consumir, pois, reduz o estresse oxidativo.  Podemos aumentar sua biodisponibilidade (ou absorção pelo corpo) usando açafrão acompanhado de uma pitada de pimenta preta, pois este tempero tem piperina  e essa combinação pode aumentar a biodisponibilidade do açafrão em até 2.000%

Gengibre

O gengibre é outra especiaria versátil e fácil de usar. O gengibre fresco ou gengibre moído são benéficos á saúde. Pode  ser utilizado em forma de chá e é indicado para dores abdominais, além disso, tem poder anti-inflamatório. O  gengibre pode diminuir os marcadores de inflamação, como  a proteína C-reativa . Além disso, tem efeito protetivo contra úlceras do estômago e útil no tratamento de cólicas menstruais. Também pode aliviar a náusea e a diarreia. O chá de gengibre é ótimo para aliviar os sintomas da gripe também.

O gengibre cru é rico em minerais como potássio, cobre, manganês, magnésio, niacina, fósforo e ferro. Em comparação com outras especiarias, é mais fácil obter uma quantidade substancial de vitaminas do gengibre, porque podemos usar a raiz crua que tem uma fonte mais concentrada desses minerais.

 Canela

A canela é outra especiaria repleta de antioxidantes. Na verdade, é uma das fontes mais concentradas, o que significa que até mesmo um pouco de canela como, 1 colher de chá por dia,  é uma fonte rica em antioxidantes,  que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, o estresse oxidativo além de livrar o corpo de toxinas. Como açafrão e gengibre, a canela também é tem ação anti-inflamatória. Para melhorar os benefícios que tal uma mistura de gengibre, canela e açafrão.

A canela tem propriedades neuro protetoras e benéficas no tratamento da doença de  Alzheimer e Parkinson. A canela é um alimento incrível para o cérebro e o corpo.

È uma excelente alimento para para controlar os níveis de açúcar no sangue e insulina, e pode ser adicionada a frutas, batata-doce, aveia e outros carboidratos saudáveis.

Salsa

A maioria dos alimentos verdes folhosos são excelentes aliados a saúde. No caso da salsa, ela é  uma excelente fonte concentrada de antioxidantes, além de ter um gosto incrível, a salsa é rica em vitamina K. Meia xícara de salsa contém mais de 500% da recomendação diária desta vitamina.

A salsa também contém vitamina C, vitamina A, folatos (um composto da  vitamina B) e ferro. É rico em antioxidantes,  que podem reduzir os danos dos radicais livres e marcadores de estresse oxidativo. É considerada uma planta quimioprotetora devido a suas propriedades protegerem dos danos ao DNA. Como a maioria das outras ervas, é rica em minerais como cálcio. A Salsa atua como um diurético natural e estimula o rim, que pode ajudar a perder peso e reduzir o inchaço.  O óleo de salsa é ótimo para a pele porque pode combater bactérias e eliminar manchas.

Cominho

O cominho é uma semente que se transforma em um tempero picante e pode ser utilizado em diversas receitas. Seu sabor quente e terroso é perfeito para aprofundar o perfil e sabores de tipos diferentes de culinária. Um dos seus principais compostos – o timol – ajuda na produção de bílis, ácido gástrico e enzimas digestivas. Isso pode melhorar a eficácia da digestão, tratar naturalmente as hemorroidas ou ajudar a previne-las além de ajudar a reduzir a formação de gazes.

A vitamina E, presente no cominho, age como um antioxidante para manutenção de uma pele saudável e brilhante. Também é rico em vitamina C, um potente reforço imunológico. Por fim, o cominho tem ação antiviral e antibacteriano, ótimo para tratar infecções e desobstruir vias respiratórias.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by valeria_aksakova – www.freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *