Bem pessoal, além de enfermeira, professora universitária e mãe também sou uma viajante costumaz.

Adoro por o pé na estrada, isso me faz um bem danado, repõe minhas energias, me revigora, faz a vida valer a pena.

Então, vou passar algumas dicas que foram fundamentais, para que minhas andanças fossem prazerosas, vou relata-las a vocês e espero que aproveitem o máximo em suas viagens:

1- Escolha bem o roteiro de sua viagem, veja se o destino lhe agrada, se haverá pessoas que você conhece, ou se os participantes têm perfis parecidos, caso opte por uma excursão.

2- Leve pouca bagagem, às vezes seu destino tem locais maravilhosos de compras e se você já tem uma mala lotada, não haverá local para guardar seus souvenirs, e não esqueça em viagens aéreas a maioria das companhias limitam até 25kg de peso por pessoa na bagagem.

3- Não esqueça caso escolha um roteiro de praias leve roupas leves e beba muita água, muitas vezes nosso corpo tende a perder calor, devido à alterações no nosso centro termo regulador, devido ao processo de envelhecimento. Se for a lugares frios, leves roupas quentes e confortáveis, roupas apertadas podem incomodar e atrapalhar mobilidade e as muito longas levam a quedas.

4- Use e abuse do protetor solar, esteja em locais quentes ou em regiões frias, a radiação solar está presente, mesmo em dias frios.

5- Mesmo que vá para o nordeste, onde o calor é maravilhoso leve um agasalho, pois é comum esfriar um pouco à noite e a brisa marinha pode te fazer sentir frio.

6- Ande com os pés calçados, de preferencia tênis ou alpargatas, pois em alguns locais de turismo, as calçadas ainda são feitas de paralelepípedos e o uso de chinelos, pode causar quedas. Principalmente se o destino forem cidades históricas.

7- Alimente-se com comidas leves, se tem um intestino irritável, evite comidas típicas que seja muito condimentadas, solicite um tempero mais leve.

8- Evite comer alimentos de ambulantes, você não conhece o preparo nem a higiene do alimento.

9- Durma bem, uma boa noite de sono será garantia de um bom passeio no dia seguinte.

10- Use uma viseira ou um chapéu, proteja-se do sol, principalmente no rosto.

11- Confira todos os medicamentos que faz uso, e leve em um nécessaire em sua bolsa, a depender de seu destino  pode não encontrar o tipo de medicamento que usa.

12- Guarde em sua bolsa em um  lugar visível uma agenda com os nomes das pessoas que devem ser contatadas, caso  necessário.

13- Coloque um lembrete de identificação em seus pertences em caso de excursão, ou passeio, para o caso de  se perder ou não lembrar o nome do hotel – isso já aconteceu comigo, fiz uma viagem para outro país, não tinha domínio da língua e me perdi sozinha, sorte que eu tinha anotado o nome do hotel, ufa… Mas foi um sufoco.

14- Sempre que chegar ao seu destino, informe a sua localização aos seus familiares,  ou amigos, caso necessário sabem onde lhe encontrar.

15- Nunca leve todo seu dinheiro ou excesso de cartões de crédito nos passeios, leve apenas o necessário para passar o dia ou para aquele passeio.

16- Ande sempre com dinheiro trocado, leve uma bolsa com moedas e notas pequenas, chama menos atenção dos larápios.

17- Guarde seus pertences de valor no cofre, a maioria das pousadas e hotéis possuem cofre com  chave ou senhas que ficam em poder do hóspede.

18- Se sua opção for agencias de turismo, opte por agências especializadas, elas tem profissionais treinados para lhe atender, com qualidade.

19- Avalie se é interessante era você o turismo em baixa temporada, os preços costuma ser mais em conta nas estadias, bem como os passeios.

20- Não se arrisque em passeios como trilhas, subida em cachoeiras, locais íngremes, com pouca infraestrutura.

21- Ao escolher um destino prefira a companhia de um guia profissional.

22- Cuidado com seus pertences, não deixe use jóias, maquinas e celulares a não ser que o local não ofereça perigo.

23- Se for viajar de ônibus ou de carro analise o tempo da viagem e procure descer nas paradas sempre que possível para movimentar as pernas e o corpo, a fim de não sentir dores na chegada ao seu destino.

24- Sempre que precisar ir ao banheiro, avise o motorista com antecedência, em caso de viagens longas de carro algumas estradas não têm paradas próximas.

25- Caso compre um pacote de excursão em apartamentos triplos ou quádruplos, procure conhecer antecipadamente os hábitos de seus companheiros, neste caso é preferível combinar com amigos as viagens ou familiares, pois a compra de um pacote comunitário podem trazer surpresas, do tipo; ronco alto, falar dormindo, sonambulismo, dormir com a TV ligada no ultimo volume, ou se apoderar do banheiro…. Entre outros.

26- Se você tiver um celular que tire boas fotos, esta é uma boa opção no lugar da máquina fotográfica, além de poder revelar suas imagens pode enviar aos seus amigos e familiares, para que eles possam curtir com você sua viagem, e tem outra vantagem ocupam menos espaço.

Bem espero que tenham gostado das dicas de viagem, e que aproveitem bem seus passeios.

Fiquem em paz e sejam felizes.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *