Search
Close this search box.

Dietas Detox – Limpeza ou emagrecimento?

s dietas detox, são muitas vezes utilizadas para perder peso, no entanto sua função é a desintoxição do organismo, o que muitas vezes não significa emagrecer.

As dietas detox, são muitas vezes utilizadas para perder peso, no entanto sua função é a desintoxicação do organismo, o que muitas vezes não significa  emagrecer.

Não há provas científicas de que as dietas “desintoxicação” ou “limpeza” resultem em perda rápida de peso ou tenham qualquer benefício para a saúde.

Na verdade, o oposto pode ser verdade: um estudo publicado em 2011 na revista Obesity descobriu que, começar uma dieta de perda de peso com um emagrecimento rápido pode ser contraproducente.

Por exemplo, pesquisadores da Universidade de Illinois dividiram ratos em dois grupos de dieta.

Durante 10 a 12 semanas, um grupo de ratinhos foi alimentado com uma dieta pobre em gordura (10% de gordura). O outro grupo foi alimentado com uma dieta rica em gordura (60 % de gordura).

Sem surpresas o grupo com uma dieta rica em gordura ganhou muito peso. Depois, os grupos foram colocados em um jejum de 24 horas. Os ratos magros perderam 18% de seu peso corporal nessas 24 horas, mas os ratos obesos perderam apenas 5%.

Os termos “desintoxicação” e “limpeza” tornaram-se quase intercambiáveis ​​e são utilizados tanto quanto as palavras caloria  e carboidrato nos dias de hoje, de acordo com Keri Glassman, RD, CDN, fundadora e presidente de A Nutritious Life.

Os defensores das dietas detox acreditam que é importante para livrar nosso corpo de toxinas que incui – gostemos ou não – com alimentos detox, e muita água.

Um erro que a maioria das pessoas comete é equiparar alimentos detox, que limpam as impurezas do nosso organismo, com alimentos que promovem a perda de peso (dietéticos), pois eles não são iguais.

Então, se você está considerando uma dieta detox como uma forma de perder peso, muito cuidado, o uso de dietas detox devem ser aliados a hábitos alimentares saudáveis, pois caso opte por uma dieta detox muito radical, pode perder elementos  fundamentais para manter seu metabolismo em equilíbrio, pois podem privar seu corpo de nutrientes essenciais.

Pesquisadores afirmam que  não é necessário ter  uma dieta especial para “limpar” nosso sistema digestivo,  pois,  cada organismo possui sistemas naturais construídos para desintoxicação e isso é feito pela pele, sistema urinário e trato gastrointestinal, que estão constantemente trabalhando para  limpar o corpo através da produção de  suor, urina e fezes.

Consumir uma dieta rica em fibras , beber muita água e evitar alimentos embalados e processados ​​são algumas formas importantes de manter o corpo funcionando de forma ideal.

Esses hábitos irão garantir que  garantir que nosso corpo faça a limpeza da melhor forma possível.

A autora do livro  The New You e Diet,  Glassman recomenda uma dieta de quatro dias que pode auxiliar na limpeza do organismo e funciona como antioxidantes e é composta dos seguintes alimentos:

– Alcachofra

– Abacate

– Ovos

– Maçãs

– Lentilhas

– Azeite

– Salmão

– Espinafre

Estes alimentos pertencem a um grupo de alimentos que oferecem gordura saudável, proteínas, fibras e um bom volume de água. Além disso, eles são ricos em substâncias antioxidantes.

Glassman diz que comer apenas esses alimentos por três ou quatro dias irá trazer uma sensação de bem estar.  Esse prazo também pode ser suficiente para criar novos comportamentos saudáveis, de acordo com a autora.

Espero que tenham gostado deste post e, até a próxima.

Fonte:

http://www.medicinenet.com/diet_plans_and_programs/article.htm

Imagem: 

<a href=’http://www.freepik.com/free-photo/homemade-healthy-layer-salad-in-mason-jars-on-a-wooden-backgroun_1013937.htm’>Designed by Freepik</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *