Degeneração macular ocorre quando há perda de visão central, dificultando a visão de detalhes finos – de perto ou de longe. No entanto, a visão periférica permanece intacta e clara. Geralmente está associado ao envelhecimento. Existem 2 tipos de degeneração macular, a seca e a úmida.
Já a catarata causa uma turvação do cristalino que que impede que a luz chegue à retina é também chamada de opacificação do cristalino e se desenvolve lentamente, podendo interferir na visão ao longo do tempo. Pode dificultar a vida diária, principalmente para ler e dirigir.
Principais diferenças
Embora ambas as condições afetem a visão, existem algumas diferenças entre elas, que incluem:
- Parte do olho afetada: Na catarata o indivíduo tem a percepção de ter uma nuvem na frente do cristalino, impedindo que a luz atinja a retina, enquanto a degeneração macular a afeta mácula, a parte central da retina que permite ao olho ver detalhes finos.
- Reversibilidade: A cirurgia de catarata pode reverter os efeitos da visão turva com a colocação de uma lente. Embora não haja cura para reverter os efeitos da degeneração macular, uma pessoa pode retardar o declínio de sua visão por meio de tratamentos como colírios e laser.
- Sintomas: Embora as duas condições compartilhem sintomas semelhantes, a principal diferença é que a degeneração macular faz com que áreas escuras apareçam no centro da visão.
Diferenças nos sintomas
Degeneração macular | Catarata |
A forma distorcida dos objetos | Sensibilidade a luz e ao brilho |
Manchas escuras na visão central de uma pessoa | Necessidade de luz mais brilhante para leitura e outras atividades |
Linhas retas parecendo onduladas | Visão dupla em um único olho |
Manchas brancas na visão central | Visualizar halos ao redor da luz |
Diferenças nas causas
Degeneração macular | Catarata |
Dificuldade em comer uma nutrição equilibrada | Lesão do tecido ocular |
Falta de exercício | Cirurgia ocular anterior |
Pressão alta | Uso de esteróides a longo prazo |
Semelhanças nos sintomas e causas
As duas condições compartilham semelhanças em causas, fatores de risco e sintomas.
Sintomas
Estas condições compartilham os seguintes sintomas:
- Visão turva ou turva
- Mudanças frequentes nas lentes dos óculos
- Dificuldade de visão à noite
- Perda de visão de cores claras
Causas e fatores de risco
O envelhecimento é a principal razão pela qual se desenvolve catarata e degeneração macular. Outras causas de estilo de vida que podem levar ao desenvolvimento dessas condições são:
- Fumar
- Exposição ao sol
- Genética
- Mulheres caucasianas estão entre a população com maior risco de contrair as duas condições
Diagnóstico de degeneração macular
Um oftalmologista realizará um exame oftalmológico seguido por um teste de triagem chamado Amsler Grid para detectar a degeneração macular precocemente e fornecer um diagnóstico adequado. À medida que a pessoa faz a triagem Amsler Grid, um oftalmologista irá avaliar o fundo do olho para avaliar se há alguma alteração na retina usando uma lente especial.
Outra opção é Tomografia de Coerência Óptica (OCT). A OCT não é invasiva pois usa ondas de luz para fazer um corte transversal e uma imagem clara da retina. Um oftalmologista pode ver as camadas da retina, o que ajuda a medir sua espessura. Essas medidas ajudam no diagnóstico.
Diagnóstico de catarata
Várias opções de teste podem ajudar a diagnosticar uma pessoa com catarata. Esses incluem:
- Teste de acuidade visual: avalia a clareza visual e nitidez da visão. Uma pessoa tem um olho coberto por vez para ver letras progressivamente menores ao longo do teste.
- Exame com lâmpada de fenda: Este é o exame mais comum onde se usa um dispositivo para examinar a córnea. Envolve um microscópio, chamado lâmpada de fenda, que usa uma forma intensa de luz que brilha através de uma fenda que um oculista usa para olhar nos olhos de uma pessoa.
- Exame de retina: Um oftalmologista colocará colírios nos olhos de uma pessoa para dilatar as pupilas. Eles então usam um oftalmoscópio para olhar dentro do olho de uma pessoa em busca de sinais de catarata.
- Tonometria de aplanação: Este teste avalia a pressão do fluido no olho usando um cone de ponta achatada que suavemente entra em contato com a córnea. O teste mede a força necessária para achatar temporariamente parte da córnea de uma pessoa com o cone.
Diferenças no tratamento
Tratamento de degeneração macular
Pessoas com degeneração macular seca podem utilizar alguns suplementos como vitamina, vitamina E, cobre e Zinco para retardar a degeneração macular.
Os médicos geralmente prescrevem medicamentos anti-VEGF (Os Anti-VEGFs são medicamentos que interferem no mecanismo responsável pela formação de neovascularização subrretiniana e são injetados dentro do olho, no gel vítreo) para portadores com degeneração macular úmida. Eles administram isso através de uma injeção no olho que bloqueia o crescimento de novos vasos sanguíneos.
Tratamento de catarata
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia de catarata. Durante a cirurgia, os médicos removem o cristalino turvo e o substituem por uma lente artificial, intraocular. A cirurgia geralmente é rápida e o tempo de cicatrização é mínimo.