O conceito de bem-estar remete a uma definição de saúde e bem-estar que vai além de uma mentalidade baseada na gestão de doenças. Sendo focada, principalmente, em áreas de prevenção e estratégias pró-ativas.
O envelhecimento ativo baseia-se na filosofia de que os indivíduos podem viver o mais plenamente possível dentro das sete dimensões do bem-estar.
Assim, o bem-estar torna-se caminho importante a ser seguido para que se possa realizar desejos e necessidades que envolvem nosso dia a dia.
Dimensões do envelhecimento ativo
1- Emocional
Os sentimentos são a lente, através da qual as pessoas veem o mundo, a capacidade de controlar os sentimentos nos ajuda a criar equilíbrio na vida.
Lidar com os desafios e comportar-nos de forma confiável e respeitosa é um sinal de bem-estar emocional, atributos que podem ser incentivados através de aconselhamento de casais, gestão do stress, humor / alegria e compartilhar histórias pessoais.
2- Intelectual, cognitivo
Engajar-se em atividades criativas e atividades intelectualmente estimulantes é uma abordagem comprovada para manter as mentes alertas e ativas.
Há muitas maneiras de permanecer intelectualmente ativo, incluindo iniciar um curso há muito almejado, escrever um diário, pintar, leitura ou entrar em uma companhia de teatro, e desafiar-se com jogos e quebra-cabeças.
3- Físico
O objetivo de viver de forma independente é compartilhado por muitas pessoas e o bem-estar físico é fundamental para esse fim.
Escolhas no estilo de vida que podem manter ou melhorar a saúde e capacidade funcional incluem a prática de atividade física, escolha de alimentos saudáveis com nutrição adequada, dormir adequadamente, controlar o estresse, limitar a ingestão de álcool, não fumar, fazer consultas para check-ups e seguir recomendações médicas.
4- Profissional
Trabalho que utiliza as habilidades de uma pessoa, proporcionando satisfação pessoal é valioso para a sociedade, bem como para o indivíduo.
Participar da força de trabalho remunerada ou não, significa manter ou melhorar as habilidades físicas e cognitivas.
Pessoas maduras podem contribuir para a sociedade como profissionais experientes, cuidadores, mentores, professores e voluntários. As vocações de lazer nas artes e passatempos mantêm habilidades vocacionais.
5- Social
Interações sociais com a família, amigos, vizinhos e grupos de pares escolhidos podem ser valiosos para a manutenção da saúde.
O contato pessoal, quando frequentamos clubes, viajamos, visitamos amigos e familiares, participamos de experiências intergeracionais como trabalhos manuais com crianças, é muito benéfico para todos os envolvidos.
6- Espiritual
Viver com um sentido e propósito na vida, guiado por valores pessoais, é a chave para os sentimentos de bem-estar e conexão com o mundo.
O grupo e as atividades individuais baseadas na fé, a meditação pessoal, o exercício atento (yoga, tai-chi) e a experiência de uma vida em meio a natureza, podem criar oportunidades para o crescimento espiritual.
7- Meio Ambiente
Cercado por ambientes naturais e artificiais, uma boa administração significa respeitar recursos escolhendo processos que incluam o reaproveitamento matéria prima, incluindo a reciclagem de materiais.
Além disso, significa procurar maneiras de levar as pessoas ao ambiente natural e incentivar a vida ativa através de projetos urbanos e de propriedade, mais caminhadas menos automóveis, meditação e hortas domestica e outras opções semelhantes.
Envelhecer bem, é algo que todos nós almejamos. Mas, nossas escolhas são fundamentais para que alcancemos este objetivo.
Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.
Crédito da imagem:
<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/fundo”>Fundo fotografia created by Pressfoto – Freepik.com</a>