Você pode ajudar seu cérebro a se manter saudável com o processo de envelhecimento… E, isso pode acontecer fazendo coisas que desafiam sua mente!

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a perda de memória, ou mesmo prevenir ou retardar a demência, como a doença de Alzheimer!

Os cientistas vêm fazendo várias pesquisas para descobrir se este fato é real. Mas uma série de estudos mostram que permanecer mentalmente ativo traz inúmeros benefícios para a mente.

Quando as pessoas mantem suas mentes ativas, suas habilidades de pensamento estão menos sujeitas ao declínio, algumas pesquisas mostram. Assim, jogos, palavras cruzadas, e outros tipos de treinamento cerebral, podem ajudar a memória e tratar outros problemas mentais.

Um destes estudos envolveu mais de 2.800 adultos com 65 anos ou mais. Eles participaram de até 10 sessões de treinamento cerebral por 5 a 6 semanas. As sessões foram focadas em táticas para estimular essas habilidades:

  • – Memória
  • – Raciocínio
  • – Velocidade de processamento de informaçõesAs pessoas que participaram do treinamento demonstraram melhorias na capacidade cognitiva por pelo menos cinco anos. Também apresentaram um bom desempenho em tarefas diárias, tais como a capacidade de gerir o dinheiro e fazer trabalhos domésticos.

    Mas será que o exercício cerebral ajuda na prevenção da doença de Alzheimer e outras demências?

    Um estudo descobriu que exercitar a mente melhora as habilidades de pensamento e desenvolve a plasticidade cerebral (O que é isso??? É a capacidade de seu cérebro de utilizar áreas subutilizadas, ou seja ampliar as conexões nervosas).

    Pessoas que tiveram sintomas de Alzheimer, diminuíram o declínio mental após exercício mental. É possível que estar mentalmente ativo reforce a capacidade cérebro no início da doença, e assim os sintomas demoram mais para aparecer.

    Mas quais tipos de exercícios para o cérebro que devo fazer?
    Isso pode ser variar de pessoa para pessoa. Mas a ideia principal é manter o cérebro ativo e desafiado.

    Pode começar com algo tão simples como comer com a mão que você normalmente não usar de vez em quando.

    Você também pode:

    Aprender algo novo, como uma segunda língua ou um instrumento musical.
    Jogar jogos de tabuleiro com os seus filhos ou netos. Ou reúna os amigos para um jogo semanal de cartas.
    Aventure-se em novos jogos.
    Utilizar a internet também ajudar o seu cérebro.
    Trabalhar em palavras cruzadas, sudoku, ou outros tipos de quebra-cabeças.
    Jogar jogos de memória ou jogos de vídeo game.
    Ler, escrever, ou se inscrever para aulas locais de educação de adultos.
    Faça pintura, crochê, tricot ou bordado;
    Dance, cante, estimule suas funções cerebrais

    Estudos de animais mostram que manter a mente ativa, podem trazer inúmeros benefícios tais como:

    Reduzir a quantidade de danos às células cerebrais, o que acontece com a doença de Alzheimer;
    Auxiliar a conexão das células nervosas;
    Desenvolver áreas cerebrais pouco utilizadas.

    Quando você mantém o cérebro ativo com exercícios ou outras tarefas, você pode ajudar a construir um fornecimento de reserva de células cerebrais e as ligações entre eles. Esta pode ser uma razão pela qual os cientistas viram uma ligação entre os níveis mais baixos de educação e o aparecimento do Alzheimer. Os peritos pensam que a atividade mental extra da educação pode proteger o cérebro através do reforço conexões entre suas células.

    Referencias Bibliográficas:

    BARBOSA, C. M. O., & MARTIN, J. I. G. (2012). Ajudas externas à memória na intervenção em pessoas idosas com comprometimento mnésico. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 320-329.

    CALOMENI, M.R; ROCHA, J.A.M.S; SILVA, A.P.R; RIBEIRO, L.H.B; MARQUES, L; SIZA, M.A.F & SILVA VERNON, F. Brain stimulation used as biofeedback training for recovery of motor functions deteriorated by stroke. Arquivos de Neuropsiquiatria, V.71, N.3, p. 159-164, 2013.

    http://www.webmd.com

    http://www.findacure.org

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *