Olá pessoal, tudo bem? O nosso post de hoje será dividido em duas partes: uma irá falar sobre a origem do fast food e suas características e a outra irá abordar os malefícios associados ao consumo desse tipo de refeição.

O fast food, expressão inglesa para designar comida rápida, popularizou-se na década de 50 nos Estados Unidos da América quando a população desfrutava de uma situação econômica confortável, após o término da II Guerra Mundial e o fortalecimento dos EUA como potencial mundial.

Com o crescimento econômico, industrial e demográfico acelerado nesse país, o ritmo de vida das pessoas foi ficando cada vez mais frenético, a ponto de se associa-lo à necessidade de não se perder dinheiro.

Sabe aquela expressão: “Time is Money” ou “Tempo é dinheiro”??? Surgiu nessa época.

A alimentação tornou-se uma parte trivial da rotina deixando o ambiente doméstico, em função da popularização do carro, da inserção da mulher no mercado de trabalho e da industrialização, o que torna o voltar para casa para se alimentar uma atividade cada vez mais rara.

Na Europa, o cenário era semelhante, e os anos 50 representaram uma mudança na sociedade, com o surgimento, especificamente na França, dos famosos bistrôs que se caracterizam por serem, originalmente, restaurantes pequenos e aconchegantes servindo um número menor de preparações bem elaboradas no cardápio, mas de forma mais rápida.

A origem do fast food

Embora o McDonald’s tenha sido o primeiro restaurante a usar o sistema de linha de montagem para a produção de comida, acredita-se que o White Castle foi a primeira cadeia de fast food a ser criada em 1916, na cidade de Wichita (Estado do Kansas).

Nessa época, a maioria dos cidadãos acreditavam que os hambúrgueres vendidos em locais públicos como feiras, circos, lanchonetes e vendedores ambulantes eram de baixa qualidade, crendo que o hambúrguer era feito com as sobras de matadouros e carne deteriorada.

Em 1916, Walter Anderson fundou o White Castle, um serviço que ainda não era tão rápido como conhecemos hoje, mas que foi extremamente importante para mudar a percepção que o público tinha em relação aos hambúrgueres, construindo seus restaurantes para que os clientes pudessem ver a comida sendo preparada.

Os estabelecimentos eram pintados de branco e o nome do restaurante foi escolhido propositalmente para transparecer limpeza, pois White Castle significa Castelo Branco.

O restaurante tornou-se muito popular no meio oeste e leste norte americano, mas seu sucesso ajudou a dar à carne de hambúrguer uma reputação melhor em todo o país.

Em 1937, os irmãos Richard e Maurice McDonald inauguram uma barraca de cachorros quentes na cidade de Arcadia (Estado da Califórnia). Em 1940, os irmãos mudam-se para a cidade de São Bernadino (Estado da Califórnia) onde abrem um novo restaurante, cujo cardápio se baseava em churrasco.

Nessa mesma época, iniciam a comercialização do hambúrguer (US$0,15) com a contratação de garçons que circulavam com patins entregando os pedidos dos clientes em seus carros, o que se tornou muito popular e lucrativo na época.

Em 1948, depois de notarem que a maior parte de seus lucros provinham dos hambúrgueres, os irmãos McDonalds fecharam o restaurante por vários meses para criar um revolucionário sistema de serviço rápido, baseado nos princípios da linha de montagem de Henry Ford.

Na reinauguração, o restaurante passa a vender apenas hambúrguer, milk shakes e batatas fritas, um estrondoso sucesso para a época.

Em 1953, os irmãos começaram a criar franquias de seu restaurante e o 2o. restaurante é aberto na cidade de Phoenix (Estado do Arizona), sendo o primeiro a utilizar o estilo baseado nos Arcos de Ouro.

Em 1955, o empresário Ray Kroc ingressou na empresa como um franqueado e logo após adquiriu a cadeia de lanchonetes dos irmãos, expandindo-a para todo o mundo.

A partir daí, inúmeras outras redes de comida rápida foram idealizadas, tais como a rival do McDonalds, Burger King, o Taco Bell, inspirada em comida mexicana, o KFC, que comercializa preparações à base de frango, o Arby’s, especializado em sanduiches a base de rosbife entre tantas outras.

Leia tambem o post:

Fast Food: malefícios do consumo

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *