Desde os tempos antigos, o mel vem sendo usado como alimento e medicamento devido ao seu poder terapêutico.
É rico em compostos vegetais benéficos, para a saúde. O mel é muito saudável quando usado no lugar do açúcar refinado, e é 100% livre de calorias.
O mel é um alimento com característica líquida e espessa com sabor doce produzido por abelhas.
As abelhas coletam açúcar do néctar das flores, do meio ambiente
Uma vez dentro na colmeia, as abelhas repetidamente consomem, digerem e regurgitam o néctar, cujo produto é o mel, um líquido que serve como alimento armazenado para as abelhas. O cheiro, cor e sabor dependem dos tipos de flores visitadas.
Nutricionalmente, 1 colher de sopa de mel (21 gramas) contém 64 calorias e 17 gramas de açúcar, incluindo frutose, glicose, maltose e sacarose. Não contém fibras, gorduras ou proteínas.
Ele também contém traços – abaixo de 1% do RDI – de várias vitaminas e minerais.
O mel contém compostos vegetais bioativos e antioxidantes além de ácidos orgânicos e compostos fenólicos como flavonoides .
Os cientistas acreditam que a combinação desses compostos dá ao mel seu poder antioxidante.
Curiosamente, dois estudos mostraram que o mel de trigo mourisco tem um alto teor antioxidante. Antioxidantes têm sido associados à redução do risco de ataques cardíacos, derrames e alguns tipos de câncer, s também pode promover a saúde ocular.
Estudos relatam que a ingestão de mel pode diminuir o colesterol LDL “ruim”, triglicérides e inflamação enquanto aumenta o colesterol HDL “bom”.
O mel também pode ser um pouco melhor do que o açúcar refinado para pessoas com diabetes, mas deve ser consumido com cautela.
Por ser o mel uma rica fonte de fenóis e outros compostos antioxidantes, têm sido associado a um risco reduzido de doença cardíaca.
Pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, diminuindo o risco de ataque cardíaco e derrame (Acidente Vascular Encefálico).
Tratamento com mel de forma tópica tem sido usado para curar feridas e queimaduras desde o antigo Egito e ainda é comum seu uso hoje em dia.
Uma revisão com 26 estudos sobre o poder do mel no tratamento de feridas, observou, que o mel se mostrou eficaz na cicatrização de queimaduras de espessura parcial e feridas que foram infectadas após a cirurgia.
O mel também é um tratamento eficaz para as úlceras do pé diabético, que é uma complicação grave que pode levar à amputação .
Os pesquisadores acreditam que os poderes de cura do mel vêm de seus efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios, bem como sua capacidade de nutrir o tecido circundante.
Além disso, pode ajudar a tratar outras doenças da pele, incluindo psoríase e lesões por herpes.
No entanto, o mel nunca deve ser dado a crianças com menos de um ano de idade devido ao risco de botulismo.
O mel é uma alternativa saborosa em substituição ao açúcar, entretanto devemos escolher uma marca de boa qualidade, pois alguns tipos de mel podem ser misturados com xarope.
Deve-se atentar que mel deve ser consumido com moderação, pois é rico em calorias e açúcar.
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background vector created by macrovector – www.freepik.com</a>
Fonte:
https://www.healthline.com/health/food-nutrition/top-raw-honey-benefits
https://edition.cnn.com/2018/01/15/health/honey-health-benefits/index.html