Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alimentos antioxidantes

Os antioxidantes são aquelas substâncias responsáveis pela eliminação dos radicais livres.

Eles podem ser produzidos pelo nosso organismo, mas, também, podem ser consumidos através da alimentação.

Os principais antioxidantes, presentes nos alimentos são as vitaminas A, C e E e os minerais Zinco e Selênio.

Você deve estar se perguntando: “Mas em quais alimentos encontro essas substâncias tão boas?”

Uma dieta equilibrada e rica em frutas, vegetais e grãos, principalmente, os integrais fornece quantidade e variedade de substâncias antioxidantes, que irão contribuir melhorando o sistema imunológico, diminuindo o risco de desenvolvimento de infecções e algumas doenças degenerativas, além de possuírem efeitos antienvelhecimento.

Prefira, sempre que possível, frutas e vegetais crus aos cozidos, pois a concentração de antioxidantes é maior.

Vitamina A: também conhecida como retinol. Pode ser encontrada, principalmente, em leite, ovos, óleo de fígado de peixe, fígado, sardinha, vegetais folhosos verde escuro (brócolis, couve, espinafre) e alimentos de coloração alaranjada (cenoura, abóbora, mamão, manga). Atua na visão e na proteção de mucosas. A ingestão dessa vitamina é variável de acordo com a idade e o sexo, mas, segundo o Instituto de Medicina, por meio das Ingestões Dietéticas de Referência (Dietary Reference Intakes), com base na ingestão média da população americana, o consumo deve ser de 0,7mg/dia (para mulheres) e 0,9mg/dia (para homens).

Vitamina C: conhecida, também, como ácido ascórbico. Pode ser encontrada, principalmente, nas frutas mas, as hortaliças (legumes, verduras, tubérculos, como a batata e a mandioca), também, apresentam vitamina C, ou seja, está amplamente distribuída nos alimentos. Atual na formação do colágeno (que é responsável pela firmeza de nossa pele), no sistema imunológico e como antioxidante. A ingestão dessa vitamina deve ser de 75mg/dia (para mulheres) e 90mg/dia (para homens).

Vitamina E: compreende um grupo de substâncias conhecidas como tocoferol. Suas principais fontes alimentares são o leite, ovos, peixes, carnes, vegetais verdes folhosos e cereais integrais. Atua no metabolismo do Selênio e como antioxidante. A ingestão dessa vitamina deve ser de 15mg/dia, tanto para mulheres quanto para homens.

Selênio: é um mineral cuja maior concentração, no corpo humano, está presente em músculos, fígado, rins e baço. É encontrado em alimentos como: peixes, frutos do mar, carnes, gérmen de trigo, fígado, oleaginosas (amêndoa, castanha do Pará). Atua como antioxidante, sendo importante para funções do sistema imunológico e de reprodução. A ingestão desse mineral deve ser de 0,55mg/dia, tanto para mulheres quanto para homens.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros