Search
Close this search box.

Metformina – Indicações e efeitos colaterais

A metformina é um medicamento que portadores de diabetes tipo 2 utilizam para controlar os níveis de açúcar no sangue, esta droga também é utilizada para aliviar alguns efeitos colaterais dos medicamentos antipsicóticos. Embora a maioria das pessoas tolere bem a metformina, outras apresentam efeitos colaterais intensos.

A metformina é um medicamento que portadores de diabetes tipo 2 utilizam para controlar os níveis de açúcar no sangue, esta droga também é utilizada para aliviar alguns efeitos colaterais dos medicamentos antipsicóticos.

Embora a maioria das pessoas tolere bem a metformina, outras apresentam efeitos colaterais intensos.

INDICAÇÕES

A metformina ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. É o tratamento de primeira linha (escolha) para Diabetes tipo II.

Pode-se também prescrever metformina para pessoas que fazem uso de medicamentos antipsicóticos, pois diminui a resistência a insulina, o que leva os usuários destas drogas a ganhar peso. A metformina ajuda a combater esses efeitos colaterais.

A metformina também pode ajudar a tratar problemas de fertilidade em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, entretanto seu uso neste caso ainda está em estudo.

Os médicos podem prescrever comprimidos de metformina de liberação imediata ou prolongada. Comprimidos de liberação prolongada fornecem metformina na corrente sanguínea de forma mais lenta e constante do que os comprimidos de liberação imediata.

Pode-se utilizar comprimidos de liberação prolongada com menos frequência ao longo do dia, mas essas apresentação levam mais tempo para serem eficazes.

Os medicamentos combinados com metformina são outra opção. Eles contêm metformina e outro medicamento antidiabético.

Efeitos colaterais a curto prazo

A maioria das pessoas que fazem uso de metformina tolera bem o medicamento. No entanto, cerca de 30% dos usuários podem apresentar sintomas gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos.

Os médicos geralmente prescrevem uma baixa dose de metformina para os indivíduos que forem usar o medicamento pela primeira vez. Se necessário, poderá aumentar a dose, mas isso será gradual para evitar efeitos colaterais.

Usar metformina durantes as refeições,  pode ajudar a prevenir ou limitar os efeitos gastrointestinais.

Outros efeitos colaterais da metformina podem incluir:

  • Coriza – nariz escorrendo
  • Baixo teor de açúcar no sangue
  • Sudorese – suor excessivo
  • Desconforto no peito
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza

Em casos raros, a metformina pode causar acidose láctica, um efeito colateral grave. A acidose láctica é o acúmulo prejudicial de ácido láctico no sangue. Pode levar diminuição da pressão artéria (hipotensão), batimento cardíaco acelerado e até morte.

A presença de vômitos e desidratação, aumentam o risco de acidose láctica em usuários de metformina, pode ser recomendada a interrupção temporária do medicamento até o vômito diminuir.

Fatores que podem aumentar o risco de Acidose Lática:

  • Cirurgia
  • Hipóxia – baixa oxigenação do sangue
  • Abuso de álcool
  • Insuficiência hepática
  • Falência renal
  • Idade avançada
Efeitos colaterais a longo prazo

Indivíduos que fazem uso de metformina que precisam tomar o medicamento por um período prolongado, devem ser monitorados, pois os efeitos colaterais podem ocorrer com maior frequência em usuários a longo prazo.

A metformina também pode afetar a absorção de vitamina B-12 e deve se monitorar os valores desta vitamina em usuários que utilizam metformina mais de 4 meses seguidos.

As pessoas que tomam metformina deverão ser monitorados para anemia, bem como a verificação de deficiência de vitamina B-12 a cada 2-3 anos.

Advertências

A metformina não é adequada para pessoas com insuficiência renal ou hepática grave, também não é segura para portadores das seguintes condições:

  • Alergia à metformina
  • Dependência de álcool
  • Infecção grave
  • Insuficiência cardíaca
  • Distúrbios circulatórios
  • Doenças respiratórias

Indivíduos que irão se submeter a radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, devem informar ao profissional de saúde, que está em uso de metformina. Às vezes, esses procedimentos envolvem agentes de contraste iodados, que quando combinados com metformina, aumentam o risco de acidose láctica.

Um médico também pode recomendar a interrupção do tratamento com metformina alguns dias antes da cirurgia. A anestesia geral pode ocultar baixos níveis de açúcar no sangue, e isso coloca o paciente  risco de hipoglicemia.

Drogas que interagem com a Metformina

Interação medicamentosa

Descrição

Gestão

– Diuréticos
– Corticosteroides
– Medicamentos da tireoide
– Estrógenos encontrado em contraceptivos orais combinados
– Fenitoína
– Bloqueadores de canais de cálcio
A combinação desses medicamentos com a metformina pode afetar o controle do açúcar no sangue. É necessário verificar os níveis de açúcar no sangue com mais frequência e notificar médico sobre quaisquer picos ou quedas nesses níveis.
-Insulina A combinação de insulina e metformina pode afetar o controle do açúcar no sangue. É necessário verificar os níveis de açúcar no sangue com mais frequência e notificar médico sobre quaisquer picos ou quedas nesses níveis.
Álcool Inferir quantidades excessivas de álcool enquanto estiver usando metformina aumenta o risco de acidose láctica. Indivíduos que usam metformina devem evitar a ingestão excessiva de álcool.
-Cimetidina
-Ranolazine
-Vandetanib
– Dolutegravir
Esses medicamentos reduzem a capacidade dos rins de remover a metformina do sangue. Isso pode levar à acidose láctica. O médico deve avaliar os benefícios e riscos da recomendação dessas combinações de medicamentos. Uma opção mais segura pode estar disponível.
Inibidores da anidrase carbônica (IAC), como topiramato ou acetazolamida Qualquer pessoa que faça uso de IAC metformina pode ter um risco aumentado de acidose láctica. Os médicos podem monitorar regularmente as pessoas que tomam ICAs e metformina. Isso ajudará a detectar sinais precoces de acidose láctica.

Converse com seu médico sobre quaisquer problemas que possam ser efeitos colaterais da metformina, pois ele pode ajustar a dose ou sugerir um medicamento alternativo.

Crédito de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/health”>Health photo created by pressfoto – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *