Search
Close this search box.

O envelhecimento

Olá pessoal a primeira postagem deste site será para falarmos um pouco do que é o envelhecimento e do por que envelhecemos, acreditando que todos nós percebemos que esse processo é lento e gradual pois não dormimos jovens e acordamos velhos…..

Algumas teorias explicam e segundo elas esse processo acontece progressivamente, ou seja, nossas células que são os nossos tijolos e que formam nosso corpo vão perdendo aos poucos a capacidade de renovação devido às mudanças que ocorrem dentro de nosso DNA.

Ahhhh, sabe aquele que passa nos programas de televisão que a gente assiste quando alguém quer saber se fulano é filho de cicrano? Isso mesmo, é ele que determina todas as nossas características genéticas, ou seja, físicas, funcionais e, também, o nosso tempo de vida…. Como assim? É ele que determina quanto tempo iremos viver e também as doenças que vamos herdar de nossos ancestrais e que poderemos ter. Mas não podemos esquecer que nossos hábitos de vida também tem uma forte influência na nossa saúde.

Hábitos saudáveis garantem um envelhecimento saudável. Um famoso pesquisador do envelhecimento humano citou: Envelhece-se como se viveu. Ou seja, comer de forma equilibrada tendo uma dieta que respeite a pirâmide alimentar (veja nutrição equilibrada e sua importância com nossa nutricionista) garante a prevenção e controle de algumas doenças como o diabetes e a hipertensão (também conhecida como pressão alta).

Além da dieta ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, devemos também praticar atividade física, mas lembre-se: sempre com a orientação de um profissional e de acordo com nossos limites!!! Também não fumar e não beber, mas se for beber, atenção: beber com moderação. Pois, a regra é: tudo em equilíbrio nos garante um envelhecimento saudável.

E porque o equilíbrio nos garante um envelhecimento saudável? Bem garante um envelhecimento saudável, porque com o envelhecimento ocorre uma diminuição do metabolismo e tudo que for em excesso, principalmente, as calorias provenientes dos alimentos se acumulam em forma de gordura e aumentam também a produção de compostos chamados radicais livre …….

Hummmm, mas agora você deve estar se perguntando: O que são esses radicais livres?

Então, são substâncias produzidas pelas nossas células, ou melhor, nossas mitocôndrias que são as usinas geradoras de energia que ficam no interior das células e quando as mesma entram em exaustão, ou seja, se cansam muito de tanto trabalhar, porque comemos muito ou fazemos muito exercício – comentamos que o equilíbrio é fundamental?? – elas começam a liberar estes tais de radicais livres que são substâncias que tem apenas milionésimos de segundos de vida, compostos de oxigênio e que após liberados do nosso organismo saem em busca de uma molécula solta sozinha para se ligar e assim garantir mais tempo de vida.

Só que tem um problema ……. a partir do momento que se ligam a uma outra molécula retornam altamente danosos para nossas células (oxidando as mesmas) prejudicando o funcionamento celular e culminando com a morte da célula.

Esse processo é responsável não só pelo nosso envelhecimento, mas também pela ocorrência de doenças degenerativas.

No entanto, temos substâncias naturais, que o nosso corpo produz, que são responsáveis pela eliminação dos radicais livres, conhecidas como as substâncias antioxidantes. Elas se ligam à estes radicais que são eliminados do nosso organismo pelo sistema excretor. Uma dessas substâncias antioxidantes se chama melatonina que é produzida pela glândula pineal mas sua produção muitas vezes não é suficiente e nossa colaboração na prática de hábitos saudáveis pode ajudar a controlar estes radicais.

Atualmente, fatores externos são os grandes vilões na formação de radicais livres seja a nossa dieta, o sedentarismo, a poluição ambiental, o cigarro, álcool e a exposição à radiação que vão contribuir de forma bastante danosa no processo de envelhecimento. O uso de substâncias antioxidantes ajudam o nosso organismo a controlar esses vilões. Entre elas se destacam as vitaminas A, C e E presentes em muitos alimentos que consumimos, além de minerais como o Zinco e Selênio.

E quando falamos de alimentos que exercem efeito protetivo em nosso organismo não devemos no esquecer dos ácidos graxos polinsaturados, onde se destacam as séries ômega 3 e 6 encontrados em peixes de água fria (como o salmão), óleos vegetais (como o de canola e girassol), semente de linhaça, nozes e alguns tipos de vegetais. Encontram-se relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, que tem ação na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial, além de efeito protetivo no sistema imunológico.

Sendo assim, com o passar dos anos as mudanças que ocorrem no DNA de nossas células, a ação dos radicais livres, bem como nossos hábitos de vida e o fator genético irão resultar no envelhecimento que é um processo irreversível, mas que pode ser vivido com qualidade, desde que saibamos como cuidar do nosso corpo que é nosso bem maior.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *