A clorpropamida (Diabinese) é uma droga indicada para diminuir o açúcar no sangue pertence a uma classe de medicamentos indicados no tratamento do diabetes da classe das sulfonilureias. É uma das primeiras quatro sulfonilureias a ser usada para controlar o diabetes tipo II e é comumente referida como uma sulfonilureia de primeira geração. As sulfonilureias de segunda geração são glipizida, gliburida e glimepirida.
A principal diferença entre as sulfonillureias de primeira e segunda geração, está na maneira em que são eliminadas do organismo. Como resultado, as sulfonilureias de segunda geração geralmente são indicadas com menos frequência do que as sulfonilureias de primeira geração, entretanto são mais indicadas quando há mau funcionamento dos rins.
Todas as sulfonilureias reduzem o açúcar no sangue (glicose), aumentando a liberação de insulina no pâncreas. (A insulina é o hormônio que reduz o nível de açúcar no sangue.)
A diabetes tipo II geralmente ocorre em adultos e está associado à obesidade e ao histórico familiar de diabetes. A incapacidade de controlar a glicose no sangue no diabetes tipo II é causada pela redução da liberação de insulina pelo pâncreas, bem como pela diminuição da remoção de glicose do sangue pelas células do corpo.
Efeitos colaterais da clorpropramida
A clorpropamida tem efeitos colaterais semelhantes aos de outras sulfonilureias.
Os efeitos colaterais mais comuns das sulfoniluréias são:
Náuseas
Vômitos
Azia
Diarreia
Dor de cabeça
Os sintomas acima geralmente são evitados se a droga for ingerida no horário da refeição.
A hipoglicemia pode ocorrer durante a terapia com sulfonilureia. Os sintomas e sinais incluem: aumento de apetite, náuseas, cansaço, transpiração intensa, dor de cabeça, palpitações, dormência nos lábios, formigamento nos dedos, tremores, fraqueza muscular, visão turva, calafrios, irritabilidade, confusão mental e perda de consciência.
Todas as sulfonilureias podem baixar o açúcar no sangue (níveis de glicose) a ponto de causar sintomas e sinais (hipoglicemia). Portanto, esses agentes devem ser usados com acompanhamento, em especial os que se apresentam outros fatores que podem reduzir a glicose no sangue. Esses fatores incluem:
- Doença renal ou hepática
- Alcoolismo
As sulfonilureias podem causar:
– Ganho de peso
– Sensibilidade ao sol
– Prurido (coceira) e urticária.
Créditos de imagem:
<a href=’https://www.freepik.com/vectors/food’>Food vector created by macrovector – www.freepik.com</a>