26
A maioria das varicoceles se desenvolve com o tempo. Felizmente, a maioria das varicoceles são de fácil diagnóstico e em alguns casos não precisam de tratamento.
Sinais e sintomas:
- Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar-se.
- Fertilidade prejudicada.
Tratamento
O tratamento da varicocele pode não ser necessário. Muitos homens com varicocele conseguem ter filhos sem nenhum tratamento. No entanto, se a varicocele causar dor, atrofia testicular ou infertilidade, pode ser necessário o reparo de varicocele.
O objetivo da cirurgia fechar a veia afetada para redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de uma varicocele pode melhorar ou curar a infertilidade ou melhorar a qualidade do esperma se técnicas como a fertilização in vitro (FIV) forem usadas.
O reparo da varicocele apresenta relativamente poucos riscos, que podem incluir:
- Acúmulo de fluido ao redor dos testículos (hidrocele)
- Recorrência de varicoceles
- Infecção
- Danos a uma artéria.
Os tratamentos mais comuns incluem:
Cirurgia aberta
A cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta em no máximo 2 dias.
Cirurgia laparoscópica
É uma técnica menos usada, pois possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma é mais demorada, porém a incisão é menor.
Embolização da varicocele
É uma técnica não cirúrgica, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média.