26

A maioria das varicoceles se desenvolve com o tempo. Felizmente, a maioria das varicoceles são de fácil diagnóstico e em alguns casos não precisam de tratamento.

Sinais e sintomas:
  • Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar-se.
  • Fertilidade prejudicada.
Tratamento

O tratamento da varicocele pode não ser necessário. Muitos homens com varicocele conseguem ter filhos sem nenhum tratamento. No entanto, se a varicocele causar dor, atrofia testicular ou infertilidade, pode ser necessário o reparo de varicocele.

O objetivo da cirurgia fechar a veia afetada para redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de uma varicocele pode melhorar ou curar a infertilidade ou melhorar a qualidade do esperma se técnicas como a fertilização in vitro (FIV) forem usadas.

O reparo da varicocele apresenta relativamente poucos riscos, que podem incluir:

  • Acúmulo de fluido ao redor dos testículos (hidrocele)
  • Recorrência de varicoceles
  • Infecção
  • Danos a uma artéria.

Os tratamentos mais comuns incluem:

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta em no máximo 2 dias.

Cirurgia laparoscópica

É uma técnica menos usada, pois possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma é mais demorada, porém a incisão é menor.

Embolização da varicocele

É uma técnica não cirúrgica, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *