É chamada de papada a presença de pele flácida no pescoço, logo abaixo do queixo. A maioria das pessoas desenvolvem pequenas papadas à medida que envelhecem e a pele fica menos elástica.
Vários fatores, incluindo hereditariedade, estresse, hábitos faciais repetitivos e escolhas de estilo de vida, podem causar papadas mais pronunciadas em quase todas as idades.
Embora vários fatores sejam conhecidos por aumentar a probabilidade e a gravidade das papadas, a causa principal é o envelhecimento.
À medida que a pele envelhece, começa a perder alguns dos compostos que ajudam a manter sua forma, especificamente gordura e as proteínas do tecido conjuntivo, como a elastina e o colágeno.
A pele também tende a tornar-se mais seca e mais fina, dificultando a manutenção de sua forma. À medida que a pele se torna menos resiliente e fina, torna-se vulnerável à gravidade e começa a ceder lentamente.
A pele flácida em volta das bochechas e da boca cai para a área ao redor do queixo formando a papada.
Fatores de risco para as papadas incluem:
- Exposição ao sol excessiva
- uso crônico de álcool
- fumar
- desidratação
- estresse crônico
- dietas pobres em substâncias antioxidantes, óleos e outros nutrientes essenciais
- hábitos ou expressões que forçam os músculos da face, boca e mandíbula, como franzir a testa, mascar chiclete e falar no celular por um longo tempo
- alérgenos da pele, variando de poluição do ar a cosméticos
- higiene deficiente da pele
- falta de exercício
- limpar a pele agressivamente
- trauma físico ou lesão nos músculos faciais e maxilares e na pele
- história familiar de queixada
- perda de peso extrema ou rápida
Algumas pesquisas mostram que exercícios faciais e exercícios em geral podem ajudar a reduzir a aparência e a gravidade das papadas, tornando os músculos da face, mandíbula e pescoço capazes de manter sua forma.
Exercícios faciais também melhora significativamente vários fatores que contribuem para a saúde geral da pele. Isso pode ajudar a reduzir a idade de início, gravidade e aparência das papadas.
Tratamento
Geralmente é cirúrgico, no caso de pessoas onde sua ocorrência esteja causando ansiedade e desconforto devido ao impacto na imagem corporal. Neste caso deve-se procurar um cirurgião plástico que poderá utilizar os seguintes procedimentos:
Preenchimentos
Preenchimentos são substâncias injetados nas bochechas para preencher os locais onde a gordura foi perdida da pele.
Levantar as bochechas também levanta a pele ao redor da linha da mandíbula e dos cantos da boca.
Os enchimentos também podem ser injetados diretamente na área da papada para produzir uma aparência renovada. Um estudo realizado em 2014 descobriu que quase 95,6% das pessoas que receberam injeções de preenchimento relataram estarem “felizes” ou “encantadas” com os resultados do procedimento.
Compostos comumente usados para preenchimentos incluem:
- ácido hialurônico
- ácido poli-l-láctico
- hidroxiapatita de cálcio
- silicone
A duração do efeito dos preenchimentos depende da gravidade das papadas, da estrutura da face, da dosagem do preenchimento e do número de injeções administradas.
Geralmente os resultados dos preenchimentos faciais duram entre 2 e 4 anos.
Os enchimentos são tipicamente mais eficazes em pessoas com idades entre 30 e 50 anos. Em pessoas com mais de 50 anos, procedimentos adicionais podem ser realizados juntamente com os preenchimentos.
Preenchimentos faciais injetáveis de marca populares incluem:
- Juvederm
- Voluma
- Restylane
Cirurgia
A mais utilizada é a lipoaspiração de gordura principalmente em pessoas sem excesso de pele, pode ser feio também a lipoaspiração aliada ao reposicionamento do músculo da pele, bem como a elevação da pele do pescoço que consiste em retirar a gordura do pescoço e corrigir a musculatura da área.
Radiofrequência
Radioterapia que é a aplicação de calor intenso e irradiante para estimular os feixes de fibras de colágeno e elastina a cerca de 2 milímetros (mm) abaixo da superfície da pele. Isso faz com que os feixes recuem e a pele se contraia.
A aplicação da radiofrequência reduz a quantidade de gordura localizada, sendo muito eficiente na flacidez. Ela firma a pele, causando uma contração, sem cortes, hematomas, inchaços ou descamações fortes. Um aplicador tripolar emite poderosas ondas de energia geradas pela corrente elétrica alternada de alta frequência, elevando a temperatura do tecido local até aproximadamente 40 a 43ºC. Essa elevação desencadeia uma sequência de reações fisiológicas gerando mais calor ainda nas regiões mais profundas, cerca de 65ºC e estimula a formação de novo colágeno, melhorando a aparência da pele.
Este procedimento estimula a produção de colágeno ao enganar o corpo a pensar que os tecidos conjuntivos foram danificados.
Algumas pessoas precisam repetir as sessões algumas vezes por ano para obter resultados melhores.
A marca mais comum de radiofrequência para papada é Pelleve.
Atualmente existem várias opções de tratamento para eliminar o tão indesejável queixo duplo, mas a melhor opção deverá ser decidida por você seu médico.
Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/320809.php
Créditos imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Nensuria – Freepik.com</a>