• O cérebro é o órgão do corpo composto de células nervosas e tecidos de suporte como células gliais e meninges e é dividido em 3 partes; o tronco cerebral (controla a respiração), o cerebelo (controla a atividade motora como mover os músculos para andar) e o cérebro (controla os sentidos como a visão a memória, emoções, pensamento e personalidade).
  • Os tumores cerebrais podem ocorrer em qualquer idade.
  • Pesquisadores e médicos não sabem a causa exata da ocorrência desses tumores cerebrais.
  • Os fatores de risco incluem exposição à radiação ionizante e história familiar de tumores cerebrais.
  • Os sinais e sintomas de tumores cerebrais dependem de seu tamanho, tipo e localização; os mais comuns incluem, dor de cabeça, dormência ou formigamento nos braços ou pernas; convulsões, problemas de memória; mudanças de humor e personalidade; problemas de equilíbrio, distúrbios de marcha, náuseas e vômitos,  mudanças na fala, visão e audição.
  • Os tumores cerebrais do grupo de médicos são classificados por grau (grau I, grau II, grau III e grau IV – o mais grave). O grau é determinado pela aparência das células ao microscópio. Quanto mais alto o número do grau, mais anormais as células aparecem e mais agressivamente o tumor geralmente se comporta.
  • Os tipos mais comuns de tumores cerebrais primários entre adultos são astrocitoma, meningioma (um tumor que surge das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e oligodendroglioma.
  • Os tipos mais comuns de tumores cerebrais primários em crianças são meduloblastoma, astrocitoma de grau I ou II, (ou glioma) ependimoma e glioma do tronco cerebral.
  • Estudos relatam que fatores de risco para tumores cerebrais incluem radiação ionizante de raio-x de alta dose (por exemplo, terapia de radiação em que a máquina é direcionada para a cabeça) e histórico familiar.
  • O diagnóstico de um tumor cerebral é feito por um exame neurológico como a TC (tomografia computadorizada) e / ou ressonância magnética, entre outros testes como angiograma, punção lombar  e biópsia. O diagnóstico ajuda a prever o tratamento.
  • Os neurologistas baseiam o tratamento de tumores cerebrais no tipo, localização e tamanho do tumor, no estado de saúde e idade. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia (ou uma combinação de tratamentos).
  • Os cuidados de suporte são importantes antes, durante e depois do tratamento para minimizar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.
Sinais e sintomas de alerta precoce de uma lesão cerebral

Os sintomas de uma lesão cerebral dependem da parte do cérebro afetada. Grandes partes do cérebro podem estar envolvidas em algumas doenças e pode haver relativamente poucos sintomas. Como alternativa, lesões muito pequenas podem ser catastróficas se ocorrerem em uma parte crítica do cérebro.

Os sinais e sintomas iniciais de uma lesão cerebral são frequentemente inespecíficos e podem incluir:

  1. Dor de cabeça da sua vida
  2. Náusea
  3. Febre (se houver infecção)
  4. Dor e rigidez no pescoço (se as meninges estiverem inflamadas)
  5. Visão, problemas de fala e dificuldade em formar palavras
  6. Fraqueza ou paralisia de um lado do corpo
  7. Convulsões
  8. Mudanças de personalidade, perda de concentração, agressão e perda de controle pessoal

O tumor cerebral tem espaço limitado para crescimento por causa do crânio. Isso significa que um tumor em crescimento pode comprimir partes vitais do cérebro e causar sérios problemas de saúde.

O câncer que se espalhou para o cérebro de outra parte do corpo é chamado de tumor cerebral metastático. Os tumores cerebrais metastáticos são muito mais comuns do que os tumores primários.

Os sintomas de um tumor cerebral dependem do tamanho, tipo e localização do tumor. Os sintomas podem ser causados quando um tumor pressiona um nervo ou prejudica uma parte do cérebro. Além disso, podem ser causados, quando um tumor bloqueia o fluido que corre através e ao redor do cérebro, ou quando o cérebro incha devido ao acúmulo de fluido.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/vectors/background’>Background vector created by rawpixel.com – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *