Demência é um termo que descreve uma variedade de sintomas que afetam o funcionamento cognitivo, tende a piorar com o tempo, então há alguns sinais de alerta precoces importantes.
A demência ocorre quando as células nervosas cerebrais param de funcionar. Pode afetar a capacidade de pensar, lembrar e raciocinar.
Embora normalmente aconteça em pessoas mais velhas, não uma ocorrência inevitável do envelhecimento. O cérebro se deteriora naturalmente à medida envelhecemos, mas essa deterioração ocorre mais rapidamente em pessoas com demência.
Tipos de demências mais comuns
Existem muitos tipos de demência, sendo a mais comum a Doença de Alzheimer, entretanto outros tipos de demência podem ocorrer, entre elas:
- Demência fronto temporal (Mais comum Demência de Pick)
- Demência por corpos de Lewy
- Distúrbios vasculares
- Demência mista ou uma combinação de tipos
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Pode causar perda de memória, dificuldade para falar e comportamento impulsivo.
É uma doença degenerativa, que piora com o tempo.
Alguns sinais de Alzheimer incluem:
- Perda de memória
- Dificuldade em tomar decisões
- Problemas para concluir tarefas
- Mudanças de personalidade
- Problemas para falar
Demência frontotemporal
Esta é uma forma rara de demência envolvendo região frontal e lateral do cérebro. Pode causar mudanças no comportamento, nas habilidades linguísticas ou em ambos.
Os sintomas incluem:
- Mudanças de personalidade
- Mudanças nas reações emocionais
- Dificuldade em planejar as coisas
- Dificuldade em falar (ecolalia e estereotipia)
- Dificuldade em entender frases
Os primeiros sinais de demência
Entretanto existem 10 sinais iniciais típicos de demência. Para receber um diagnóstico, o portador precisa apresentar dois ou mais desses sintomas, que seriam graves o suficiente para interferir em sua vida diária (Para ser demência deve haver prejuízo nas AVDs – Atividades da Vida Diária).
Estes primeiros sinais de demência incluem:
- Perda de memória
A perda de memória é um sintoma comum de demência, um portador de demência pode achar difícil lembrar de informações que aprendeu recentemente.
A maioria das pessoas poder esquecer as coisas com mais frequência à medida que envelhecem. No entanto, podem lembrar as informações mais tarde se a perda de memória estiver relacionada à idade e não devido à demência.
- Dificuldade em planejar ou resolver problemas
Uma pessoa com demência pode achar difícil seguir um planejamento. Por exemplo, ter dificuldade em fazer um café, ou uma ação rotineira.
A resolução de problemas também pode ser mais desafiadora, como fazer um cálculo para pagar contas.
- Dificuldade em realizar tarefas familiares
Uma pessoa com demência pode achar difícil completar as tarefas que faz regularmente. Por exemplo, podem ter problemas para utilizar o controle remoto de uma televisão, operar um computador, fazer uma xícara de chá ou chegar a um local familiar.
Essa dificuldade com tarefas familiares pode acontecer em casa ou no trabalho.
- Confusão sobre hora ou lugar
A demência pode dificultar o julgamento da passagem do tempo, os portadores podem esquecer onde estão, como chegaram lá e por quê.
Eles podem achar difícil entender eventos no futuro ou no passado e podem ter dificuldades com datas.
- Desafios na compreensão da informação visual
A informação visual pode ser difícil para uma pessoa com demência. Pode ser difícil ler, avaliar distâncias ou descobrir as diferenças entre as cores.
Alguém que geralmente dirige ou anda de bicicleta pode começar a achar essas atividades desafiadoras, podem se perder em locais familiares.
- Problemas para falar ou escrever
Portadores de demência pode achar difícil se envolver em conversas, esquecer o que estão dizendo ou o que outra pessoa disse, e pode ser um desafio a podem ter prejuízo na ortografia, pontuação e gramática. A caligrafia pode tornar-se mais difícil de entender.
- Facilidade em perder as coisas
Um indivíduo com demência pode não ser capaz de lembrar onde deixou objetos do cotidiano, como um controle remoto de TV, telefone, carteira e chaves. A perda de bens pode ser frustrante e pode levar o portador a acusar outras de roubo.
- Dificuldade de julgamento ou tomada de decisão
Pode ser difícil para alguém com demência entender o que é justo e razoável. Isso pode significar que eles pagam demais por coisas ou compram coisas de que não precisam.
Algumas pessoas com demência também prestam menos atenção à higiene pessoal ou à apresentação pessoal.
- Retirada de atividades sociais
Uma pessoa com demência pode ficar desinteressada em socializar com outras pessoas na vida doméstica e no trabalho.
Portadores podem ficar retraídos e não falar com os outros ou prestar atenção quando os outros estão falando com eles. Além disso, podem parar de participar de hobbies, esportes ou atividades com outras pessoas.
- Mudanças na personalidade ou humor
Um indivíduo com demência pode experimentar mudanças de humor ou alterações de personalidade. Por exemplo, eles podem ficar irritados, deprimidos, com medo ou ansiosos.
Eles também podem se tornar mais desinibidos ou agir de forma inadequada.
Se seu familiar apresentar alguns desses sintomas um médico deve ser consultado.
Não é verdade que o funcionamento cognitivo piora à medida que a envelhecemos, pois o que ocorre é que teremos mais dificuldades em aprender coisas novas, mas as memórias em indivíduos que não possuem demência permanece. O esquecimento é uma parte normal do processo de envelhecimento, se os sintomas começarem a afetar a vida cotidiana, podem ser graves. Sinais de declínio cognitivo podem sinalizar demência ou outra doença para a qual os médicos podem fornecer apoio.
Embora ainda não haja cura para a demência, um médico pode ajudar a retardar a progressão da doença e aliviar os sintomas. Isso pode melhorar a qualidade de vida do portador.