O açúcar no sangue abastece as células e nos mantém nossa energia. No entanto, o excesso de açúcar no sangue, pode causar cansaço e aumentar o risco de diabetes.
Na maioria das vezes, controlar os níveis de açúcar no sangue se resume ao que comemos. Ingerir alimentos ricos em carboidratos e açucarados pode elevar o nível de açúcar no sangue além dos níveis desejados. No entanto o corpo produz insulina, que ajuda a controlar o açúcar no sangue.
Mas às vezes o corpo não é capaz de produzir insulina suficiente para baixar o açúcar no sangue e esta condição é denominada Diabetes. Quando isso acontece, os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados o tempo todo. Isso resulta em risco aumentado de doença cardíaca, insuficiência renal, perda de visão e assim por diante. Alguns sinais podem ser indicativos desta doença por isso o controle de glicemia é importante, para detecção precoce deste agravo. Principalmente em pessoas maduras onde o risco é maior.
- Urinar com muita frequência
Quando o açúcar no sangue vai para os rins, atrai mais água, o que causa micção frequente, ao perceber que está urinando mais do que o normal, e não aumentou a ingestão de líquidos, verifique os níveis de açúcar no sangue.
2. Sentir-se cansado o tempo todo
Mesmo que o açúcar no sangue nos dê energia, uma grande quantidade de glicose é desperdiçada quando o açúcar no sangue é alto e não consegue entrar na célula pela falta ou incapacidade de produzir insulina suficiente , como resultado, a sensação de cansaço é o resultado da falta de açúcar nas células.
Além disso urinar com frequência piora as coisas, pois causa desidratação e, , a desidratação causa fadiga.
3. Muita sede
O corpo fica desidratado quando os rins não conseguem filtrar a glicose. Isso não só aumenta a sede, mas também diminui a função de diferentes órgãos.
Quando urinamos com mais frequência, o corpo perde água e a sede entra em ação. Isso causa um ciclo viscoso, já que beber mais água faz com que você urine mais.
4. Visão embaçada
O excesso de açúcar no sangue no corpo faz a lente do olho inchar, o que, consequentemente, embaça a visão. No entanto ela voltará ao normal quando baixar o nível de açúcar no sangue.
É importante notar que o alto nível de açúcar no sangue pode danificar permanentemente a visão se não for controlada.
5. Feridas de cicatrização lenta
Açúcar elevado no sangue pode afetar os nervos e circulação sanguínea, tornando mais difícil para o sangue atingir feridas ou contusões.
Consulte um médico se notar que cortes e hematomas estão demorando mais para cicatrizar do que o habitual.
6. Perda de peso inesperada
Para quem quer perder peso, isso pode soar como uma coisa boa, mas não é. A perda de peso desencadeada pelo alto nível de açúcar no sangue não é saudável. Isso ocorre, quando as células do corpo não recebem glicose suficiente, elas são forçadas a queimar músculos e gordura para obter energia.
A perda muscular retarda o metabolismo e causa cansaço.
7. Névoa do cérebro
O açúcar no sangue abastece nossas células e nos dá energia. Quando o corpo tem muito açúcar no sangue, ele se torna desperdiçado e o corpo não recebe o combustível necessário. Isso geralmente leva a uma névoa cerebral e falta de foco.
8. Sangramento nas gengivas
Muitas coisas, inclusive a deficiência de vitamina C podem causar sangramento nas gengivas, o alto nível de açúcar no sangue também pode contribuir para isso.
Níveis elevados de açúcar no sangue, causam o acúmulo de bactérias ruins na boca e isso aumenta as chances de sangramento da gengiva ao escovar ou usar fio dental.
Mudar a dieta, pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. Coma mais frutas, legumes e grãos integrais. E reduzir a ingestão de alimentos processados.
É aconselhável consultar um médico se você tiver esses sintomas.
Créditos imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Xb100 – Freepik.com</a>