Search
Close this search box.

Substâncias antioxidantes – conhecendo um pouco mais

Olá pessoal!!!

Estou muito feliz em participar deste site.

E, neste primeiro post, irei complementar o que a Cristina falou sobre o processo de envelhecimento…

Como sou farmacêutica, neste post irei comentar com vocês sobre os medicamentos que são as chamadas substâncias antioxidantes. Pois além dos alimentos, existem estas substâncias também na forma de suplementos nutricionais…

Bem então vamos lá… O que são os antioxidantes?

Como o nome já diz, antioxidantes são substâncias que irão agir contra os prejuízos normais causados pelo envelhecimento do corpo. E, como lemos acima, o processo de envelhecimento gera a formação dos chamados radicais livres, provocando a oxidação das nossas células.

Os antioxidantes irão agir impedindo este processo de oxidação. Como? Os antioxidantes se ligam nos radicais livres, deixando-os inofensivos….

Os medicamentos antioxidantes podem ser vitaminas, minerais ou enzimas (oooops!!!, estas são substâncias que ajudam nas reações químicas no nosso organismo. Se não tiver as enzimas não serão formadas determinadas substâncias no corpo.)

Alguns cientistas acreditam que os antioxidantes ajudam na prevenção do desenvolvimento de doenças como o câncer, derrame cerebral, doenças cardíacas, catarata, artrite e Alzheimer (a doença que faz esquecer as coisas).

Os antioxidantes são preparados em fórmulas farmacêuticas na forma de suplementos nutricionais. Os principais iremos listar agora:

Vitamina E – esta substância se mistura muito bem com as gorduras, também chamados de lipídios. A vitamina E protege as nossas células, que são protegidas por uma membrana de lipídios, dos danos causados pelos radicais livres. Mas também tem um lado mal, pois esta vitamina também protege o colesterol ruim (LDL, já ouviu falar???) da oxidação… Quero dizer que o colesterol ruim não será destruído. Nem tudo é perfeito nesta vida, né???

O medicamento apresenta-se em forma oleosa (olha o nome químico: Acetato de Tocoferol). Também existe em forma de pó, sendo esta forma muito ativa no combate ao câncer, em especial ao de mama e de pulmão.

O uso de altas quantidades diariamente pode prejudicar a coagulação do sangue, podendo causar hemorragia.

Vitamina C – ao contrário da vitamina E, a vitamina C se mistura muito bem com a água, por isso que ela protege contra os radicais livres que estão dentro das células, pois dentro das nossas células existe água. Sei que parece meio estranho, a célula ser protegida por gordura e dentro existe água!!!! Mas é assim mesmo…

Na forma de medicamentos, apresenta-se em várias doses, em comprimidos, cápsulas, pó e líquido e, também para uso na pele para combate as rugas.

As quantidades excessivas de vitamina C pode causar diarreia e outros problemas no estômago e no intestino. Se exagerar muito na quantidade desta vitamina podem causar câncer, arteriosclerose e pedras nos rins.

Beta-caroteno – (aff, que nome complicado!!! Mas você já ouviu falar nele, né?) ele é um tipo de vitamina que se mistura com a água também, igual a vitamina C… Ela é derivada da vitamina A e da vitamina E. O beta-caroteno é responsável por eliminar um tipo de oxigênio que é tóxico para as células. E ele também é muito bom em encontrar radicais livres e eliminá-los.

Se ingerir a mais do que deveria, a pele pode ficar com uma cor laranja / amarela.

Selênio – Este é um mineral que não poderíamos sobreviver sem ele… Portanto, devemos consumi-lo em pequenas quantidades. Além do selênio, existe o manganês e o zinco, que fazem a mesma função. E que função é essa? Eles são minerais importantes para fazer funcionar algumas enzimas antioxidantes no nosso organismo. Enzimas são proteínas que produzem substâncias que o organismo irá utilizar ou eliminar.

Doses elevadas causam perda de cabelos, cansaço, problemas no estômago e intestino, rachaduras na pele e problemas no sistema nervoso.

Ômega-3 – Embora esta substância não seja considerada um antioxidante, algumas experiências mostraram que o uso do ômega-3 mantém baixo os níveis de radicais livres. Pesquisas mostram que esta substância estimula enzimas antioxidantes que estão presentes no nosso corpo, e é assim que ele reduz os radicais livres.

Vocês viram que estas vitaminas e minerais além de provocar o bem, também podem causar mal ao nosso organismo???

Portanto, tome muito cuidado ao ingerir estes suplementos de antioxidantes, pois você pode tomar uma quantidade a mais e fica com altas quantidades destas substâncias no corpo, causando intoxicação.

Bom, vou ficando por aqui e espero encontrar com vocês no próximo post.

Abraços medicinais…

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *