Search
Close this search box.

Substâncias antioxidantes – O que vem a ser?

A maioria ouvimos falar que alimentos e suplementos ricos em antioxidantes podem beneficiar a saúde, é possível não entender totalmente o que são antioxidantes ou como funcionam no corpo.

A maioria ouvimos falar que alimentos e suplementos ricos em antioxidantes podem beneficiar a saúde, é possível não entender totalmente o que são antioxidantes ou como funcionam no corpo.

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são compostos que reduzem ou inibem o dano celular por meio de sua capacidade de neutralizar moléculas denominadas radicais livres.

Radicais livres são moléculas que possuem um ou mais elétrons desemparelhados em sua órbita externa, tornando-os instáveis ​​e altamente reativos. O corpo os cria por meio de processos metabólicos endógenos normais, incluindo a produção de energia.

O corpo também os produz em resposta a fatores ambientais e de estilo de vida, como exposição ao sol, fumo, consumo de álcool e muito mais.

Os antioxidantes inibem um processo denominado oxidação, que gera radicais livres que levam a danos celulares. Os antioxidantes interagem com segurança com os radicais livres, neutralizando-os antes que possam causar danos às proteínas, lipídios e DNA.

O estresse oxidativo ocorre quando há muitos radicais livres no corpo. Esse desequilíbrio pode ocorrer devido ao aumento da produção de radicais livres ou diminuição das defesas antioxidantes.

Os radicais livres desempenham um papel importante no funcionamento fisiológico normal do corpo e contribuem para a manutenção saúde. No entanto, quando o corpo produz excesso de radicais livres, aumenta o risco desenvolver doenças como as cardíacas e câncer.

Antioxidantes em alimentos vs. suplementos

Identificar os antioxidantes dietéticos pode ser desafiador e confuso. Muitos antioxidantes estão presentes naturalmente nos alimentos e inúmeros outros compostos que alegam aumentar as defesas antioxidantes do corpo estão disponíveis como suplementos dietéticos.

Alimentos como frutas, vegetais, especiarias e nozes contêm milhares de compostos diferentes que atuam como antioxidantes.

Por exemplo, uvas, maçãs, peras, cerejas e frutas vermelhas contêm um grupo de substâncias químicas vegetais denominados antioxidantes polifenóis. Existem mais de 8.000 antioxidantes polifenóis diferentes na natureza.

Frutas e vegetais de cores vivas (vermelho) também contêm altas concentrações de carotenóides, outra classe de antioxidantes.

No entanto, esses antioxidantes derivados de alimentos naturais são muito diferentes daqueles encontrados em suplementos dietéticos.

Embora os alimentos ricos em antioxidantes sejam extremamente nutritivos e importantes para a saúde, o uso de suplemento antioxidante em altas doses pode ser prejudicial a alguns indivíduos.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/food’>Food photo created by rawpixel.com – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *