A telemedicina é um método de atendimento a saúde remotamente, geralmente por meio de bate-papo por chat, vídeo ou telefone. A telemedicina oferece uma série de benefícios para pacientes e aos profissionais de saúde.

É possível acessar uma ampla gama de opções de atendimento por meio de serviços de telemedicina.

A telemedicina oferece assistência a saúde, utilizando dispositivos digitais, como computadores e smartphones, além da videoconferência. No entanto, alguns provedores podem optar por oferecer atendimento via e-mail ou telefone.

Profissionais de saúde e usuários podem usar a telemedicina para:

  • ⇒ Avaliar se o paciente precisa ou não de tratamento presencial;
  • ⇒ Fornecer certos tipos de assistência, como tratamento em pacientes com doença mental, e avaliações para agravos crônicos controlados;
  • ⇒ Fazer ou renovar prescrições;
  • ⇒ Oferecer exercícios de fisioterapia e terapia ocupacional.

A telemedicina é útil em situações em que se faz necessário o distanciamento físico (como na atualidade devido ao Coronavírus) ou quando o usuário estiver incapaz de comparecer pessoalmente a uma unidade de saúde.

Benefícios para usuários

A telemedicina pode ajudar a tratar uma variedade de condições de saúde. É mais efetivo quando o usuário fornece detalhes claros sobre seus sintomas.

Alguns o benefícios da telemedicina incluem:

  • Custos mais baixos: uma vez que os usuários passam menos tempo no hospital, proporcionando economia de custos. Além disso, menos tempo de deslocamento pode significar menos despesas secundárias, transporte e alimentação.
  • Acesso individualizado ao cuidado: A telemedicina facilita o acesso às pessoas com deficiência. Também pode melhorar o acesso de outras populações, incluindo idosos, pessoas geograficamente isoladas e pessoas encarceradas.
  • Cuidados preventivos: a telemedicina pode facilitar o acesso das pessoas aos cuidados preventivos que melhoram sua saúde a longo prazo. Isto é especialmente verdade para pessoas com barreiras financeiras ou geográficas para atendimento de qualidade.
  • Conveniência: A telemedicina permite que as pessoas acessem os cuidados no conforto e privacidade de sua própria casa. Isso pode significar o usuário não precisa tirar uma folga do trabalho ou providenciar transporte para ir a consulta, as vezes apenas para renovar a receita.
  • Evita a propagação da infecção: Ir hospital ou a UBS significa estar perto de pessoas que podem estar doentes, o que pode ser prejudicial a indivíduos portadores de agravos debilitantes ou sistemas imunológicos fracos. A telemedicina diminui o risco de contrair uma infecção em uma unidade de saúde.

Benefícios para profissionais de saúde

Os profissionais de saúde que oferecem serviços de telemedicina podem obter vários benefícios, incluindo:

  • Despesas gerais reduzidas: os provedores que oferecem serviços de telemedicina podem incorrer em menos custos indiretos.
  • Menos exposição a doenças e infecções: quando os profissionais veem os pacientes remotamente, eles não precisam se preocupar com a exposição a patógenos que o paciente possa carregar.
  • Satisfação do cliente, pois quando um paciente é atendido em domicílio não será necessário a espera pelo atendimento.

A telemedicina funciona bem para qualquer condição que não exija testes de laboratório ou exame físico. A telemedicina pode oferecer algumas formas de atendimento contínuo, como a psicoterapia e com boa aceitação e efetividade.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/heart”>Heart vector created by studiogstock – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *