Uma análise recente das tendências da temperatura corporal, sugere que a temperatura média do corpo humano caiu desde o século 19 devido a mudanças fisiológicas.

Geralmente medimos a temperatura corporal, quando estamos preocupados com a presença de febra, que pode ser resultado de uma infecção.

Entretanto a temperatura corporal, pode ser influenciada por outros fatores, como hábitos de vida, idade, atividade física e temperatura ambiente que interferem na forma como o corpo dispersa o calor.

A temperatura corporal, também é um marcador da saúde metabólica.

Então, qual é a temperatura corporal normal?

Em 1851, um médico alemão chamado Carl Reinhold August Wunderlich pesquisou 25.000 pessoas em uma cidade e estabeleceu que 37 ° C seria a temperatura padrão do corpo humano.

No entanto, análises e pesquisas recentes sugerem que a temperatura corporal média está mais baixa.

Um estudo, realizado com mais de 35.000 pessoas no Reino Unido e com 250.000 mensurações de temperatura descobriu que 36,6 ° C é a temperatura ideal – quando mensurada via oral.

Entretanto, um novo estudo realizado pela Divisão de Doenças Infecciosas e Medicina Geográfica da Universidade de Stanford, na Califórnia, tentou identificar qual o motivo da temperatura corporal ter diminuído ao longo das décadas.

A equipe de pesquisadores, levantou a hipótese de que, as diferenças observadas na temperatura entre o século XIX e os atuais são reais e que a mudança ao longo do tempo, fornece importantes pistas fisiológicas para alterações na saúde e longevidade humanas, desde a Revolução Industrial. O artigo foi publicado na revista eLife.

Para testar sua hipótese, os pesquisadores analisaram informações de três conjuntos de dados:

O primeiro incluiu dados de 1862 a 1930, obtidos de veteranos do Exército da União da Guerra Civil.

O segundo conjunto de dados foi da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos I, realizada entre 1971 e 1975.

Já o  terceiro conjunto de dados foi do Ambiente Integrado de Banco de Dados da Stanford Translational Research, que contém dados de pessoas que receberam assistência médica através de Stanford entre 2007 e 2017.

No geral, os cientistas tiveram acesso a 677.423 medições de temperatura, que foram integrados ao estudo, formando um modelo de mudança ao longo do tempo. E descobriram que a temperatura corporal normal, está mais baixa.

Algumas das descobertas dos pesquisadores incluem:

  • Hoje, a temperatura corporal  masculina é, em média, 0,59 ° C mais baixa que a de indivíduos nascidos no início do século XIX.
  • Da mesma forma, a temperatura corporal das mulheres caiu 0,32 ° C desde a década de 1890 até hoje.
  • Resumindo, a análise acredita que houve,  uma diminuição de 0,03 ° C na temperatura média a cada década.

Para verificar, se as reduções resultaram dos avanços na tecnologia do termômetro, a equipe de pesquisadores analisou as mudanças nos conjuntos de dados, supondo que os médicos de cada período histórico usassem geralmente os mesmos tipos de termômetros.

Os resultados da análise dentro dos conjuntos de dados refletiram as alterações nos dados combinados.

O que então causou a queda da temperatura?

A resposta a esta pergunta de acordo com os pesquisadores, é que fisiologicamente, somos diferentes do que éramos no passado.

O ambiente em que vivemos mudou, incluindo a temperatura em nossas casas, bem como o contato com microrganismos e os alimentos aos quais temos acesso.

Todos esses fatores, significam que, apesar de pensarmos durante muito tempo, que os seres humanos fossem monomórficos (indivíduos que tem uma só forma) e que o padrão fisiológico seria o mesmo, para toda a evolução humana, caiu por terra. Na verdade, estamos mudando fisiologicamente.

O pesquisador chefe, acredita que a taxa metabólica média, que indica quanta energia nosso corpo usa, diminuiu ao longo do tempo. Esta diminuição pode resultar de uma diminuição da inflamação.

A inflamação produz proteínas e citocinas que aumentam o metabolismo e a temperatura.

Entretanto, o  ar condicionado e o aquecimento resultaram em uma temperatura ambiente mais consistente, tornando desnecessário gastar energia para manter a mesma temperatura corporal.

Fonte:

https://elifesciences.org/articles/49555

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/winter”>Winter vector created by brgfx – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *