Olá pessoal!!!
O assunto deste post será sobre a terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa.
Embora existam alguns riscos, muitas mulheres referem que esta terapia melhora drasticamente os sintomas da menopausa.
A Terapia de reposição hormonal é utilizada para suprir os baixos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona, causados pela menopausa e a reposição ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. Este alívio acontece porque o estrógeno é importante para a remodelação saudável dos ossos e ajuda a mulher a se proteger da osteoporose, enquanto ela estiver sob tratamento.
Os benefícios da TRH incluem:
– Alívio de fogachos (calor que vem do nada)
– Diminuição da secura vaginal, e consequentemente diminui os riscos de infecções urinárias decorrentes por este fato.
– Melhora a prática sexual diminuindo a dor no ato sexual decorrente da secura da vagina.
– Redução do risco de fraturas ósseas associadas à osteoporose
– Redução do risco de câncer de intestino
No entanto, podem surgir inconvenientes no uso da TRH pois ela pode elevar, ligeiramente, a chance de desenvolver as seguintes condições:
– Câncer de mama
– Câncer de ovário
– Formação de coágulos sanguíneos (embolia)
– Trombose venosa profunda
– Infarto
Um grande número de estudos médicos, realizado entre 2000 e 2004, apontava para a TRH como uma vilã e discutia os principais problemas de saúde enfrentados pelas mulheres na pós-menopausa. Estes estudos receberam muita publicidade negativa, o que significa que algumas mulheres se apresentavam relutantes em usar esta terapia.
Embora existam riscos, a maioria dos especialistas na atualidade concorda que, se a TRH for usada em um tratamento de curto prazo, por não mais de cinco anos, os benefícios superam os riscos.
No entanto a TRH somente pode ser iniciada após a consulta ao seu médico ele é o profissional habilitado para lhe ajudar neste período tão peculiar no processo de envelhecimento feminino.