Search
Close this search box.

Yoga e suas práticas – Saiba mais

Yoga é uma prática corporal que é benéfica para a mente e corpo,  com uma história de 5.000 anos derivada da antiga filosofia indiana. Vários estilos de yoga combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento.

Yoga é uma prática corporal que é benéfica para a mente e corpo,  com uma história de 5.000 anos derivada da antiga filosofia indiana. Vários estilos de Yoga combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento.

Na atualidade, tornou-se popular como uma forma de exercício físico baseado em posições que promovem melhor controle da mente e do corpo e aumentam o bem-estar.

Existem vários tipos diferentes de Yoga e muitas disciplinas dentro da prática.

O que é Yoga?

No mundo moderno, a arte do Yoga do sul da Ásia se expandiu para todos os cantos do globo. Equilibrar a mente de modo que ações impulsivas ou descontroladas possam tornam suas decisões precipitadas é um dos objetivos da Yoga. Para alcançar esse objetivo é indispensável que virtudes relacionadas à perseverança, resiliência, paciência e estabilidade sejam trabalhadas pela pessoa. É preciso agir dentro dos princípios éticos e morais que a pessoa carrega consigo, só assim as suas conquistas internas serão reconhecidas.

História

Praticantes de Yoga do gênero masculino, são conhecidos como iogues e praticantes de Yoga do gênero feminino são chamados Yoginis.

Há cinco milênios, os iogues vem transmitindo a disciplina aos seus alunos, e muitas escolas diferentes de ioga se desenvolveram à medida que a prática expandia seu alcance e popularidade global.

O “Yoga Sutra”, um tratado de 2.000 anos sobre a filosofia iogue feito pelo sábio indiano Patanjali, é um guia sobre como dominar a mente, controlar as emoções e crescer espiritualmente. O Yoga Sutra é o mais antigo registro escrito de yoga e um dos textos mais antigos existentes e fornece a estrutura para todo o yoga moderno.

Yoga é bem conhecido por suas posturas e posições, mas não são uma parte fundamental das tradições originais de Yoga na Índia. Aptidão não era um objetivo primário. Praticantes e seguidores da tradição iogue concentraram-se em outras práticas, como expandir a energia espiritual usando métodos de respiração e foco mental.

A tradição começou a ganhar popularidade no Ocidente no final do século XIX. Uma explosão de interesse no Yoga postural ocorreu nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Índia e depois no Ocidente.

Filosofia

Para transmitir sua mensagem espiritual e orientar as sessões, o Yoga muitas vezes usa a imagem de uma árvore com raízes, um tronco, galhos, flores e frutas. Cada “ramo” do Yoga representa um foco diferente e um conjunto de características.

Os seis ramos são:
  • Hatha Yoga: Este é o ramo físico e mental projetado para preparar o corpo e a mente.
  • Raja Yoga: Este ramo envolve meditação e adesão estrita a uma série de medidas disciplinares conhecidas como os “oito membros” do Yoga.
  • Karma Yoga: Este é um caminho que visa criar um futuro livre de negatividade e egoísmo.
  • Bhakti yoga:visa estabelecer o caminho da devoção, uma maneira positiva de canalizar as emoções e cultivar a aceitação e a tolerância.
  • Jnana yoga: Este ramo do Yoga é sobre sabedoria, o caminho do estudioso e o desenvolvimento do intelecto através do estudo.
  • Tantra Yoga: Este é o caminho do ritual, cerimônia ou consumação de um relacionamento.

Aproximar-se da ioga com um objetivo específico em mente pode ajudar a pessoa a decidir qual ramo seguir.

Chakras

A palavra “chakra” significa “roda”, pois se acredita que eles são vórtices que não param de girar, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo. Quando um chakra está desequilibrado, afeta os órgãos ao seu redor.

O Yoga sustenta que os chakras são pontos centrais de energia, pensamentos, sentimentos e o corpo físico. De acordo com os professores Yogues, os chakras determinam o modo como as pessoas experimentam a realidade através de reações emocionais, desejos ou aversões, níveis de confiança ou medo, e até mesmo sintomas e efeitos físicos.

Quando a energia fica bloqueada em um chakra, diz-se que desencadeia desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que se manifestam nos sintomas, como ansiedade, letargia e má digestão.

Asanas são as posições físicas no Hatha Yoga. As pessoas que praticam yoga usam asanas para liberar energia e estimular um chakra desequilibrado.

Existem sete chakras principais, cada um com seu próprio foco:

  • Sahasrara: O ” chakra de mil pétalas” ou “coroa” representa o estado da consciência pura. Este chakra está localizado no alto da cabeça, e a cor branca ou violeta o representa. Sahasrara envolve questões de sabedoria interior e morte física.
  • Ajna: O “comando” ou “chakra do terceiro olho” é um ponto de encontro entre duas importantes correntes energéticas do corpo. O ajna corresponde às cores violeta, índigo ou azul profundo, embora os praticantes de Yoga tradicionais o descrevam como branco. O ajna chakra se relaciona com a glândula pituitária, que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento.
  • Vishuddha: A cor vermelha ou azul representa o chakra “especialmente puro” ou “garganta”. Os praticantes consideram este chakra como o lar da fala, audição e metabolismo.
  • Anahata: O chakra “unstruck” ou “coração” se relaciona com as cores verde e rosa. As principais questões envolvendo anahata incluem emoções complexas, compaixão, ternura, amor incondicional, equilíbrio, rejeição e bem-estar.
  • Manipura: Amarelo representa o chakra “cidade da jóia” ou “umbigo”. Os praticantes conectam esse chakra com o sistema digestivo, assim como o poder pessoal, o medo, a ansiedade, o desenvolvimento de opiniões e tendências para uma personalidade introvertida.
  • Svadhishthana: Os praticantes afirmam que a “base própria” ou o chakra “pélvico” é o lar dos órgãos reprodutivos, do sistema geniturinário e da glândula supra-renal.
  • Muladhara: O “suporte da raiz” ou “chakra da raiz” está na base da espinha na região coccígea. Diz-se que contém os nossos impulsos naturais relacionados com comida, sono, sexo e sobrevivência, bem como a fonte de evitação e medo.
Tipos

O Yoga moderno evoluiu com foco no exercício, força, flexibilidade e respiração. Pode ajudar a aumentar o bem-estar físico e mental.

Existem muitos estilos de Yoga, e nenhum estilo é mais autêntico ou superior ao outro. A chave é escolher uma classe apropriada para o seu nível de condicionamento físico.

Tipos e estilos de Yoga podem incluir:

Ashtanga Yoga: Este tipo de Yoga usa ensinamentos antigos de Yoga. No entanto, tornou-se popular durante a década de 1970. Ashtanga aplica seis sequências estabelecidas de posturas que ligam rapidamente cada movimento à respiração.

Yoga de Bikram: Também conhecido como Yoga “quente”, o Bikram ocorre em salas aquecidas artificialmente a temperaturas de maiores que 40 graus C° e 40% de umidade. Consiste em 26 poses e uma sequência de dois exercícios de respiração.

Hatha Yoga: Este é um termo genérico para qualquer tipo de Yoga que ensina posturas físicas. As aulas de “Hatha” geralmente servem como introdução suave às posturas básicas de Yoga.

Iyengar Yoga: Este tipo se concentra em encontrar o alinhamento correto em cada pose usando uma série de adereços, como blocos, cobertores, cintas, cadeiras e almofadas.

Jivamukti yoga: Jivamukti significa “libertação enquanto vive”. Esse tipo surgiu em 1984 e incorpora ensinamentos e práticas espirituais que focalizam o fluxo acelerado entre as poses, e não as próprias poses. Esse foco é chamado vinyasa. Cada aula tem um tema, que é explorado através de escrituras de yoga, cânticos, meditação, asana, pranayama e música. Jivamukti yoga pode ser fisicamente intenso.

Kripalu Yoga: Esse tipo ensina os praticantes a conhecer, aceitar e aprender com o corpo. Um estudante de Kripalu aprende a encontrar seu próprio nível de prática olhando para dentro. As aulas geralmente começam com exercícios de respiração e alongamentos suaves, seguidos por uma série de poses individuais e relaxamento final.

Kundalini Yoga: Kundalini significa “enrolado, como uma cobra”. Kundalini Yoga é um sistema de meditação que visa liberar energia reprimida.

Uma aula tipica começa com o canto e termina com o canto. No meio, possui asana, pranayama e meditação personalizados para criar um resultado específico.

Power yoga: No final da década de 1980, os praticantes desenvolveram esse tipo de Yoga ativo e atlético, baseado no tradicional sistema ashtanga.

Sivananda: Este é um sistema baseado em uma filosofia de cinco pontos. Essa filosofia sustenta que a respiração, o relaxamento, a dieta, o exercício e o pensamento positivo funcionam juntos para formar um estilo de vida saudável de yoga. Normalmente usa os mesmos 12 asanas básicos, acompanhados por saudações ao sol e savasana poses.

Viniyoga: Viniyoga pode se adaptar a qualquer pessoa, independentemente da capacidade física. Professores de Viniyoga requerem treinamento aprofundado e tendem a ser especialistas em anatomia e terapia de yoga.

Yin: Esta é uma prática de yoga tranquila e meditativa, também chamada de yoga taoísta. Yin yoga permite a liberação de tensão nas principais articulações, incluindo, os tornozelos, joelhos, ancas, pescoço, ombros.

As posições do Yin,  são passivas, o que significa que a gravidade leva a maior parte da força e esforço.

Yoga restaurativa: Este é um método relaxante de Yoga. Uma pessoa passa uma aula de Yoga restaurativa com quatro ou cinco poses simples, usando adereços como cobertores e almofadas para mergulhar em relaxamento profundo sem exercer qualquer esforço em manter a postura.

Riscos e efeitos colaterais

Yoga é uma prática de baixo impacto e seguro para as pessoas quando um instrutor bem treinado está guiando.

Lesões devido a ioga é uma barreira pouco frequente para a prática continuada, e lesões graves devido à ioga são raras. No entanto, considere alguns fatores antes de começar, como gravidez, glaucoma, hipertensão e dor no nervo ciático.

Iniciantes devem evitar poses extremas e técnicas difíceis, como headstand, posição de lótus e respiração forte.

Ao usar o Yoga para gerenciar uma condição, não substitua os cuidados médicos convencionais por Yoga nem adie a ida ao médico se sentir dor ou qualquer outro sintoma relacionado a doenças.

Fonte:

https://www.yogajournal.com/practice

https://www.yogabasics.com/practice/

https://yogainternational.com/article/view/the-beginners-guide-to-home-yoga-practice

https://www.medicalnewstoday.com/articles/286745.php

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People photo created by tirachard – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *