A planta de  Aloe Vera, pertence a família das suculentas de fácil cultivo e muito atraente para se ter no jardim. É uma planta espessa de haste curta que armazena água em suas folhas.

O gel do Aloe vera, contém poderosos antioxidantes, conhecidos como como polifenóis.

Os polifenóis, juntamente com vários outros compostos em Aloe vera, ajudam a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções.

A Aloe Vera é amplamente utilizada na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia, e tem um alto valor de mercado.

Existem mais de 300 espécies da planta aloe, mas Aloe barbadensis (aloe vera) é a mais conhecida e valorizada quando o assunto é saúde e beleza, por suas propriedades curativas. Esta planta cresce em climas secos e tropicais na África, Ásia, Europa e nas partes sul e oeste dos Estados Unidos.

A Aloe Vera possui uma substância com poder cicatrizante indicada para queimaduras de primeiro e segundo grau. O uso de Aloe Vera na pele, também auxilia no tratamento da acne e da vermelhidão causada por psoríase e deve ser usada topicamente – na pele.

O gel  da aloe vera Gel é rico em enzimas (úteis para a digestão) possui ações antibacterianas, antiffúngicas e antivirais. Contém vários grupos de compostos químicos, tais como glicoproteínas, polissacarídeos, derivados de antraquinona, vitaminas, minerais, aminoácidos e muitos outros, que têm ações terapêutica multidirecionais (boas para o nosso corpo, agindo em várias frentes). É também um poderoso anti-inflamatório, útil para acalmar vários distúrbios digestivos. A aloe contém grandes quantidades de polissacarídeos imuno-estimulantes, em particular, a manose, a qual tem a capacidade de induzir as células brancas do sangue a secretarem o interferão, capaz de inibir o crescimento de certas células cancerosas e de impedir a propagação viral à outras células. O suco de Aloe Vera pode ser encontrado em farmácias lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Cremes com Aloe Vera em sua fórmula tem a ação de retardar o envelhecimento da pele devido a um composto chamado glucomanano, que estimula o crescimento, a atividade e a produção de fibroblastos, melhorando a produção e a secreção de colágeno. A mucilagem da aloe vera, não só aumenta a quantidade de colágeno estimulando a produção de novas células na área da derme.

É indicado também o gel de Aloe Vera como condicionador nos cabelos, removedor de maquiagem ou gel de sobrancelha.

O gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele ao retirado diretamente da planta (usando uma faca afiada, de preferência flexível, se retira a casca da folha e toda a  parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta).

O gel do Aloe vera também é  utilizado na indústria cosmética,  por sua ação hidratante, para tratamento de acne, rugas, cortes, picadas, irritações. Promove o crescimento dos cabelos e hidratação dos fios. É indicado para tratar constipação e gastrite.

As folhas de Aloe Vera não devem ser ingeridas por seres humanos ou animais de estimação, pois podem causar sintomas desagradáveis ​​e tóxicos em quantidades maiores trazendo danos aos rins.

Créditos imagens:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background vector created by Freepik</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *