A anemia por deficiência de vitamina B12 se refere a uma condição em que o corpo não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis devido à falta de vitamina B12. Sem B12 suficiente, o corpo pode não ser capaz de produzir glóbulos vermelhos suficientes para fornecer oxigênio ao corpo de forma efetiva.
A vitamina B12 ou cobalamina, é uma importante que desempenha um papel crucial em várias funções corporais, incluindo a produção de glóbulos vermelhos. A falta de vitamina B12 pode diminuir o número de hemácias circulantes saudáveis, a falta de vitamina B12 pode levar a anemia, devido à má absorção, uma condição subjacente ou dieta. O tratamento geralmente envolve a suplementação de vitamina B12.
Definição
A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que contém o mineral cobalto e conhecida como cobalamina. Está presente em alimentos como peixes, carnes e laticínios. O corpo usa vitamina B12 para:
- Ajudar na produção de hemácias saudáveis
- Síntese de DNA
- Manter a saúde do cérebro e a função neurológica
- Promover o metabolismo de gordura e proteína
A ingestão dietética recomendada de vitamina B12 pode variar entre os indivíduos devido a diferentes fatores, mas é aproximadamente 2,4 microgramas para a maioria dos adultos.
A anemia por deficiência de vitamina B12, ocorre quando os níveis de vitamina B12 estão muito baixos, o que significa que o corpo não é capaz de produzir hemácias saudáveis em quantidade suficiente. Quando isso acontece, o corpo terá dificuldade em produzir hemácias suficientes para fornecer oxigênio adequado ao corpo. Sem oxigênio suficiente, o corpo não pode funcionar bem, causando fadiga, fraqueza e outras complicações.
A anemia por deficiência de vitamina B12 é um tipo de anemia megaloblástica. Este termo descreve quando as hemácias não se desenvolvem normalmente. Em vez disso, eles são muito grandes e têm uma forma mais oval do que os eritrócitos maduros saudáveis.
Causas e fatores de risco
Algumas causas comuns de anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:
Condições autoimunes
Anemia perniciosa, uma doença autoimune que afeta o revestimento do estômago e impede a produção de uma proteína chamada fator intrínseco. Isso ocorre porque o sistema imunológico cria anticorpos que atacam as células parietais, que revestem o estômago e produzem essa proteína. O fator intrínseco auxilia o corpo a absorver a vitamina B12 no intestino delgado. Quando ocorre uma carência dessa proteína, um indivíduo pode se tornar deficiente em vitamina B12.
A anemia perniciosa é frequentemente associada a outras doenças autoimunes, como Diabetes tipo I, vitiligo e doença da tireoide. A anemia perniciosa é uma condição rara, mas as evidências sugerem que é mais comum em pessoas de ascendência do norte da Europa e com mais de 60 anos.
Condições intestinais
A inflamação crônica do revestimento do estômago, gastrite crônica pode prevenir a secreção de fator intrínseco e ácidos estomacais, que desempenham um papel fundamental em ajudar o corpo a absorver a vitamina B12.
A inflamação pode ser causada por doenças autoimunes, como doença de Crohn e celíaca, ou pode ocorrer devido a infecções por Helicobacter pylori.
Cirurgias
Algumas cirurgias, como by-pass gástrico ou ressecção do intestino delgado, podem envolver a reorganização ou remoção de partes do trato gastrointestinal. Como resultado dessas mudanças anatômicas, pode ocorrer dificuldades em absorver vitamina B12.
As evidências sugerem que a deficiência de vitamina B12 é comum após esse tipo de cirurgia, com uma média de 13 à 60% dos operados apresentando deficiência.
Medicamentos
O uso prolongado de certos medicamentos também pode impedir que o corpo absorva a vitamina B12 e causar uma deficiência. Alguns medicamentos associados à má absorção de vitamina B12 incluem:
- Metformina – medicamento que pode ajudar a tratar a diabetes tipo 2.
- Inibidores da bomba de prótons – um tipo de medicamento que suprime o ácido gástrico, indicado no tratamento de refluxo gastresofágico e úlcera gástrica.
- Colchicina – Um medicamento utilizado no tratamento de gota e de febre mediterrânea.
Dieta
A vitamina B12 está presente apenas em alimentos de origem animal. Indivíduos que fazem uso de dietas pobres nesses alimentos, como dietas veganas e vegetarianas, podem não consumir vitamina B12 suficiente e se tornarem deficientes.
Fatores de risco
Alguns fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa de anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:
- Ter um familiar portador dessa deficiência.
- Ter uma condição autoimune l com a deficiência, incluindo doenças da tireoide, diabetes e vitiligo
- Idade avançada, risco de má absorção de B12 aumenta com a idade
Sintomas
Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 podem desenvolver-se lentamente e variar de pessoa para pessoa. Os sintomas incluem:
- Dificuldade em caminhar
- Náuseas
- Vômitos
- Fraqueza
- Taquicardia
- Língua dolorida e sensível
- Palidez
- Fadiga
- Perda de peso
- Diarreia
- Irritabilidade
- Formigamento nas mãos e nos pés
Embora as complicações sejam raras, portadores com anemia grave correm um risco maior de desenvolver complicações cardíacas e pulmonares devido à dificuldade de fornecer oxigênio aos órgãos vitais. Além disso, a deficiência pode causar:
- Alterações neurológicas, como problemas de memória e de visão;
- Infertilidade;
- Câncer de estômago;
- Defeitos congênitos nos tubos neurais caso a deficiência ocorra na gravidez.
Diagnóstico
A anemia por deficiência de vitamina B12 pode ser de difícil diagnóstico devido aos seus amplos sintomas e associação frequente com outras condições. Entretanto essa condição pode ser detectada por meio de um exame de sangue de rotina.
Se o exame de sangue mostrar sinais de anemia, outros exames podem ser necessários para descobrir a causa. Esses testes podem incluir:
- Exame de sangue para ver a contagem de reticulócitos de uma pessoa e medir o número de eritrócitos jovens
- Exame de sangue para anticorpos de fator intrínseco associados à anemia perniciosa
- Teste de medula óssea para ver se a medula óssea de uma pessoa está produzindo hemácias corretamente
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Tratamento
O tratamento geralmente envolve a suplementação de vitamina B12 para trazer os níveis desta vitamina de volta a uma faixa saudável. A duração e a forma de tratamento podem variar dependendo da causa da deficiência de B12.
Para pessoas com deficiência devido a causas dietéticas, pode ser indicado suplementos orais de B12 para aliviar os sintomas ou consultar um nutricionista para tentar incluir mais vitamina B12 na dieta. Alimentos ricos em vitamina B12
- Peixe
- Ovos
- Aves
- Ovos
- Lacticínios
No caso de má absorção, o tratamento geralmente envolve a administração de vitamina B12 via intramuscular permitindo que o corpo absorva a vitamina sem envolver o sistema digestivo. Exemplos dessas injeções incluem cianocobalamina ou hidroxocobalamina.
Créditos de imagem:
<a href=’https://www.freepik.com/vectors/design’>Design vector created by freepik – www.freepik.com</a>