A ansiedade causa respostas mentais e físicas a situações estressantes, incluindo palpitações cardíacas. Quando uma pessoa se sente ansiosa, isso ativa uma resposta de luta ou fuga, o que aumenta a frequência cardíaca.

A ansiedade é uma resposta normal ao ao estresse. É um mecanismo de enfrentamento que o corpo usa para ficar alerta durante circunstâncias desafiadoras.

Nos transtornos de ansiedade, o corpo reage ao estresse, e podemos sentir apreensão ou pavor constantes ou até mesmo ataques repentinos de ansiedade sem aviso.

A ansiedade ativa o sistema nervoso autônomo (SNA) que é uma resposta involuntária do corpo. O SNA funciona inconscientemente e regula funções, como frequência cardíaca, respiração e digestão.

O Sistema nervoso autônomo, age no sistema nervoso simpático e parassimpático.

O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta de luta ou fuga, controla como o corpo reage a situações que considera estressantes ou perigosas.

Quando o sistema nervoso simpático está ativo, as funções corporais, como a digestão, param temporariamente e a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam.

O sistema nervoso parassimpático, também conhecido como sistema digestivo e de repouso, mantém as funções corporais, como a digestão, quando a pessoa estamos em repouso. Também reduzirá a frequência cardíaca e a pressão arterial após uma resposta de luta ou fuga.

O sistema parassimpático e o sistema simpático trabalham juntos para manter a homeostase – que ocorre quando o corpo está em um estado de equilíbrio.

Resposta individual

Os gatilhos e as respostas aos transtornos de ansiedade dependem das experiências individuais e do tipo de transtorno de ansiedade que a pessoa tem.

Os exemplos de transtornos de ansiedade incluem:

  • distúrbio de ansiedade generalizada
  • síndrome do pânico
  • transtorno de ansiedade social
  • fobias
  • agarofobia
  • transtorno de ansiedade de separação

Por exemplo, o transtorno de ansiedade social causa mais respostas psicológicas, como preocupações intensas e pensamentos irracionais. Em contraste, o transtorno do pânico causa mais sintomas físicos, como palpitações cardíacas.

Sintomas de ansiedade

Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, portanto os sintomas dependem do indivíduo e do tipo de ansiedade que ele apresenta. No entanto, todos os tipos de ansiedade apresentam vários sintomas principais. Entre eles:

¤Sintomas emocionais como tensão, irritabilidade e pavor.

¤Sintomas físicos, como dor de cabeça, fadiga, sudorese, queimação no estômago e palpitação.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/school’>School photo created by yanalya – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *