A caminhada regular oferece benefícios potenciais à saúde, incluindo perda de peso. É também uma das formas mais fáceis e econômicas de exercício que podemos fazer.

A inatividade é uma causa potencial para muitas doenças evitáveis, como doenças cardíacas e obesidade.

Um estudo recente demonstrou os efeitos positivos que a caminhada tem na queima de gordura e na redução da circunferência da cintura em mulheres obesas. As mulheres caminharam entre 50-70 minutos, 3 dias por semana, durante um total de 12 semanas. Após o estudo, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo perderam uma média de 1,5% de gordura corporal e 1,1 cm na circunferência abdominal.

Embora qualquer aumento no nível de atividade traga benefícios, há algumas coisas que uma pessoa pode fazer para aumentar a quantidade de gordura queimada durante a caminhada. Dicas incluem:

Pegando ritmo

Assim como na corrida, natação e outras formas de exercícios aeróbicos, o ritmo faz a diferença. Podemos queimar mais calorias, andando em um ritmo acelerado, em comparação a caminhada lenta.

De acordo com pesquisas quando aumentamos o ritmo de uma corrida, queimamos mais calorias.

No entanto, aumentar o ritmo não significa que tenhamos que correr. Em vez disso, caminhar rapidamente queimará calorias extras para ajudar na perda de peso.

Andando morro acima

Para ajudar a aumentar a queima de calorias, que tal caminhar regularmente subindo ladeiras.

Quem sabe incorporar colinas em sua rotina de caminhada ao ar livre.

Devemos procurar subir morros, escadas ou inclinações duas a três vezes por semana.

Focar na  postura

Quando se trata de caminhar, é importante manter  a postura.

Devemos andar de modo que estejamos olhando para frente o tempo todo, pois isso ajuda a aumentar a velocidade. Durante a caminhada, também devemos nos concentrar em contrair os músculos abdominais e os glúteos. Quem sabe fazer isso durante toda a caminhada ou por curtos intervalos.

Essa técnica pode ajudar a desenvolver força e a nos manter livres de lesões, para que possamos continuar seu programa de caminhada.

Incorporar intervalos de treinamento de resistência

Para ajudar a queimar mais calorias e aumentar a formação de massa muscular, podemos tentar adicionar treinamento de resistência durante a caminhada.

Alguns exercícios para tentar incluir:

  • agachamentos
  • flexões

Intervalos de exercício curtos podem ajudar a aumentar a frequência cardíaca de uma pessoa e a construir músculos. Eles também podem ajudar a tornar a rotina de caminhada mais interessante.

Fazer três caminhadas curtas por dia

Embora as longas caminhadas sejam boas, as caminhadas mais curtas e frequentes também podem proporcionar benefícios.

Algumas pessoas podem achar mais fácil manter o exercício diário fazendo caminhadas mais curtas durante o dia, em vez de fazer uma caminhada muito mais longa uma vez por dia. Especialistas acreditam que dar um passeio após cada refeição também traz benefícios.

De acordo com um estudo sobre pessoas inativas com mais de 60 anos de idade, caminhar por 15 minutos três vezes ao dia após as refeições pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue melhor do que andar uma vez por dia durante 45 minutos.

Objetivando mais passos a cada dia

Rastreadores de fitness e pedômetros populares incentivam as pessoas a fazer 10 mil passos por dia, e um estudo publicado em concorda que 10 mil passos são ideais. Isso funciona a cerca de 5 quilômetros de caminhada.

As pessoas interessadas em caminhar para perda de peso devem sempre atingir pelo menos 10.000 passos por dia. Algumas pessoas podem até querer aumentar o número total de etapas além desse valor. No entanto, qualquer passo que uma pessoa tome além da sua contagem normal de passos diários pode ajudar na perder peso.

Os rastreadores de condicionamento físico que contam as etapas são um excelente incentivo para ajudar a dar mais passos todos os dias. Mesmo que não consigamos alcançar 10.000 passos por dia, devemos definir um objetivo razoável e trabalhar para conseguir isso.

Podemos aumentar o número de etapas que executamos diariamente alterando alguns de seus padrões diários de movimento. Dicas para fazer isso incluem:

  • usar as escadas em vez do elevador
  • estacionar longe da porta em lojas, trabalho ou escola
  • Caminhar para o almoço, trabalho, escola ou outras atividades, se possível
  • fazer pausas para caminhadas no trabalho, em vez de ficar sentado em uma sala de descanso

Essas dicas podem ajudar a perder peso, além de melhorar o metabolismo corporal, o que pode levar a um aumento da expectativa de vida. Os benefícios da atividade física são comprovados cientificamente, e fazem bem ao corpo e a mente.

Então vamos caminhar pessoal.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/326153.php

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *