De acordo com a Dra. Susan Vitale, epidemiologista de investigação no National Eye Institute do National Institutes of Health, as causas da perda de visão depende da idade, como a cegueira é medida e como as estatísticas são coletadas.

Por exemplo, alguns estudos têm contado com a respostas dadas pelo próprio idoso através de uma pergunta vaga: “Você tem problemas de visão?”.

Um estudo feito em populações idosas descobriu diferenças marcantes, relacionadas a idade, grupos raciais e fatores socioeconômicos.

Em pessoas da raça branca, a principal causa de perda de visão em idades mais elevadas é a degeneração macular, que causa danos progressivos na parte central da retina.

Em indivíduos da raça negra, as principais causas são glaucoma e catarata.

Em pessoas maduras, com idades entre 40 à 60 anos, a principal causa, independentemente de raça, é a retinopatia diabética, que causa danos a retina, resultado da diabetes.

Muitos estudos têm mostrado que as pessoas da raça branca são mais propensas a ter degeneração macular relacionada com a idade, no entanto no caso da catarata, a cirurgia pode reverter a perda de visão.

Entretanto, ainda é muito difícil o acesso a maioria das pessoas à cirurgia, e desta forma muito idosos permanecem com a visão debilitada.

Ainda não se sabe por que indivíduos da raça negra tem um risco maior de glaucoma.

No entanto, existem algumas diferenças entre os sexos. de acordo com Dra. Vitale, as mulheres brancas tem mais probabilidade que homens brancos em perder a visão.

Estudos não encontraram a mesma diferença por sexo em negros e hispânicos.

Fonte: http://www.nytimes.com/2016/03/08/science/causes-of-blindness-vary-for-older-adults.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *