Alguns indivíduos são abençoados com bons genes e, não importa se tem hábitos de vida não muito saudáveis viverão bem na maturidade.  Entretanto para maioria de nós se quisermos viver com qualidade de vida à medida que envelhecemos, a prática de atividade física pode ser a chave para isso. Mas será que é tarde demais para começar? Claro que não, nunca é tarde para a prática de atividade física.

Qualquer que seja a nossa idade, a prática de atividade física pode ser benéfica à saúde. Vamos então conhecer o que acontece com nosso corpo à medida que envelhecemos, e como os exercícios podem fazer toda a diferença.

O que acontece com os músculos à medida que envelhecemos?

No processo de envelhecimento a massa muscular diminui com a passagem do tempo. A partir da quarta década de vida, perdemos de 3% -5% de massa muscular por década, e o declínio aumenta para 1% -2% ao ano após os 50 anos. O músculo nos mantém fortes, queima calorias e nos ajuda a manter nosso peso. Também contribui para o equilíbrio e resistência óssea. Sem os músculos, podemos perder a independência e a mobilidade.

No entanto a massa muscular pode aumentar em qualquer idade em resposta ao exercício. Em um estudo importante com levantamento de peso com um grupo de idosos realizado com 100 residentes do sexo masculino e do sexo feminino de uma enfermaria de um residencial, em Boston (amostra com idade entre 72 a 98 anos), os idosos levantaram pesos com as pernas três vezes por semana durante 10 semanas. Ao final do estudo, houve um aumento da massa muscular da coxa de 2,7.

Os exercícios podem ser revigorantes e ajudar a aumentar a massa muscular em qualquer idade. A prática de atividade física ajuda a manter o equilíbrio, na manutenção da massa óssea, a perder os quilinhos extras e nos dá disposição.

Então o que você está esperando? Vamos nos movimentar, seu corpo agradece.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/people’>People photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *